Desafiando “Las sierras andinas”

A Mercedes-Benz celebra a unidade mil de seu chassi para ônibus rodoviário comercializada para os mercados onde potência e desempenho são essenciais

“El mas potente” foi a designação escolhida pela Mercedes-Benz ao definir as versões do chassi O500 idealizadas para as operações em condições que exigem alta potência, desempenho e robustez. E, antes mesmo de completar dois anos de sua apresentação, o volume comercializado alcançou a unidade mil, sendo que Chile e Peru são os países que mais compraram os veículos.

De acordo com a fabricante, seu produto foi pensado para atuar em operações realizadas nas alturas, até cinco mil metros e em temperaturas abaixo de zero, atendendo aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, além das severas rotas de mineração. Mauricio Yamamoto, managing director de Ônibus do Regional Center Daimler Latina, lembrou que o chassi e suas versões são frutos do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores da América Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos, equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”, explicou.

A engenharia da Mercedes-Benz não poupou esforços para dispor no mercado um produto capaz de superar os desafios encontrados em rotas de extrema exigência operacional, no caso, das localidades que estão no nível do mar seguindo até áreas rarefeitas. De acordo com a marca da estrela de três pontas, além de seu time de engenheiros, houve, ainda, as parcerias com representantes e até de clientes no desenvolvimento do chassi.

Mauricio Yamamoto

 

Um importante detalhe em seu processo de testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, foi o excelente resultado na economia de combustível, de até 10%, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. “Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos. E, para obter mais potência e eficiência, introduzimos o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva”, disse Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina.

Para se ter uma ideia das dificuldades que é operar na região andina, o conjunto motriz do chassi precisa operar em subida constante por 3 a 4 horas, condição bastante comum nessa topografia. Para isso, a Mercedes-Benz equipou seu chassi com a transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder, além de outras funções, como EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas).

Já, em termos de segurança, há o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além de vários itens já consagrados no mercado.

A fabricante informou que o O500 “El mas potente” não se restringe ao mercado latino, sendo que outros países, da África, Ásia e Oceania, terão a disposição as suas versões.

O mais recente desenvolvimento da Mercedes (à direita) e o seu eterno modelo que iniciou o conceito de ônibus rodoviário da marca (à esquerda)

Outras funções de segurança presentes no modelo

LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.

Assistente de Atenção – monitora o nível de atenção do motorista durante a condução do veículo.

ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.

TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.

Piloto automático de velocidade.

ESS – sinalização de parada de emergência.

Sistema de auxílio em rampa.

Top-Brake – sistema auxiliar de freio.

Sistema anti-tombamento.

EBS – sistema eletrônico de freios.

Imagens – Revista AutoBus

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Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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