Marcopolo busca o apoio de Startups

Por meio do seu programa de inovação aberta, o GO³ Open, fabricante gaúcha quer resolver desafios de produção em seu dia a dia

Os desafios internos, focados em segurança ativa para colaboradores, otimização do uso de materiais, qualidade na produção industrial e produção adaptativa e flexível, fizeram com que a Marcopolo partisse para encontrar respostas adequadas e capazes em termos operacionais. Assim, os colaboradores da empresa foram convidados a formar times para propor desafios relacionados aos temas prioritários.

E, por meio do programa de inovação aberta, o GO³ Open, que é executado pela Marcopolo Next, tem-se o objetivo de impulsionar a cultura da inovação, formar líderes capazes de operar inovação aberta em suas áreas de atuação, entregar resultados em excelência operacional e fortalecer a reputação da marca. Com isso, o GO³ Open recebeu 93 propostas de desafios para avaliação. Gabriel Pereira, Líder de Inovação da Marcopolo Next, disse que o objetivo é conectar soluções criadas por startups aos desafios do dia a dia da companhia. “Acreditamos que programas de inovação são fundamentais para que possamos seguir fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, permitindo que alinhem aprendizados práticos com entrega de valor para o negócio”, afirmou.

Em sua visão, o programa procurar conectar as melhores soluções tecnológicas que existem com os desafios que há dentro da companhia para encontrar alternativas externas para solucionar possíveis dores da operação. “Os contatos com possíveis startups que possam resolver os desafios propostos, iniciarão na Web Summit Rio, realizado entre os dias 27 e 30 de abril, no Rio de Janeiro”, comentou Pereira.

Segundo a Marcopolo, após a seleção das startups, os projetos-piloto serão colocados em prática a partir do mês de junho, na fase de experimento das soluções.

Das 93 propostas de desafios para avaliação, cinco foram escolhidas como temas prioritários:

Gestão inteligente de estoque: A Marcopolo busca soluções inovadoras para aprimorar a gestão de seus estoques, com o objetivo de aumentar a visibilidade em tempo real dos materiais, melhorar o controle visual dos produtos e identificar rapidamente possíveis pontos de falha nos inventários. O desafio surge a partir da necessidade de tornar os processos mais precisos e eficientes, evitando distúrbios e variações que impactam o controle de estoque e podem gerar custos adicionais. A solução ideal deve apoiar a atuação preventiva, oferecendo dados atualizados que permitam agir antes que situações se agravem, promovendo mais estabilidade na operação e eficiência na cadeia produtiva.

Ajustes de inventário de materiais fabricados: A Marcopolo busca soluções em movimentações sistêmicas e físicas de materiais fabricados, com o objetivo de redução de estoque e ajustes de inventário. Devido a grande quantidade de materiais produzidos e movimentações necessárias durante os processos, identificam-se diversas oportunidades, sendo uma delas a rastreabilidade após processo de produção e acompanhamento do estoque sistema x físico, as quais geram impactos diretamente em custos, tais como, retrabalhos em fabricação adicional de peças, descartes e por consequência ajustes de inventários. A solução ideal deverá garantir maior acuracidade nos fluxos e controle ao longo de todos os processos, promovendo ganhos significativos na assertividade do inventário, redução de perdas e aumento da eficiência dos processos internos de planejamento, movimentação e logística.

Rastreabilidade e geolocalização de veículos produzidos: Transformar o controle manual do processo produtivo em uma gestão digital e integrada é o foco deste desafio, que visa aprimorar a rastreabilidade e o monitoramento dos veículos. Atualmente, o acompanhamento das posições dos carros ocorre de forma fragmentada, dificultando a localização, a identificação de gargalos e a medição precisa da eficiência. A proposta busca soluções que possibilitem rastreamento automatizado, geração de indicadores, otimizando a alocação de recursos humanos e acelerando decisões.

Otimizar a produção e inspeção de chicotes elétricos: Garantir a qualidade e a eficiência na produção de chicotes elétricos é um ponto crítico para a operação, considerando o impacto direto que erros de montagem e falhas em testes geram em retrabalho e performance dos veículos. Este desafio propõe o desenvolvimento de uma solução que utilize tecnologias para produzir e/ou inspecionar os chicotes durante a montagem e realizar testes automáticos de continuidade elétrica e integridade dos componentes. A iniciativa visa reduzir falhas, aumentar a confiabilidade dos produtos, padronizar processos e permitir o monitoramento em tempo real, promovendo ganhos relevantes em produtividade, rastreabilidade e qualidade final, além de reduzir custos operacionais com retrabalho e perdas.

Otimização do Controle de Peças na Linha de Produção: Durante o processo de preparação do chassi até o final da linha de montagem, peças originais dos chassis são frequentemente removidas e utilizadas nas etapas de montagem da carroceria. Nesse percurso, essas peças podem ser danificadas, extraviadas ou realocadas entre veículos, gerando impacto na rastreabilidade do processo, necessidade de recompras e atrasos na entrega. Este desafio busca soluções que possibilitem o controle eficiente, a preservação e o rastreamento das peças originais, reduzindo perdas, distúrbios logísticos e custos associados. A expectativa é alcançar melhorias significativas na aderência da linha de montagem, redução de retrabalho e otimização do prazo de entrega ao cliente.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *