Serviços ao cliente, uma ação que prima pelo melhor atendimento

Os ônibus rodoviários e urbanos podem contar com ferramentas e serviços para poderem alcançar rentabilidade

Em tempo real, na palma da mão ou na tela do computador, o operador de ônibus pode obter informações para a gestão eficiente de sua frota por meio das mais variadas tecnologias. E, se o empresário tiver ônibus Mercedes-Benz, ele tem a disposição o serviço de telemetria chamado FleetBus, onde tem o conhecimento sobre as operações de seus veículos, sabendo como o motorista tem se comportado, tanto em economia de combustível, como na forma de condução.

A tecnologia proporciona a visualização dos sinais do veículo em tempo real e remotamente, com informações sobre a gestão de falhas e eventos geolocalizados, criação e customização de eventos de condução, manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de manutenção. Outras funcionalidades, como cercas eletrônicas para monitoramento da velocidade e mapa da rota percorrida, podem ser usadas na operação diária.

A Mercedes-Benz informou que desde janeiro deste ano, todos os seus chassis, urbanos e rodoviários, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do sistema de telemetria FleetBus previamente instalado. “Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus. Assim, o gestor passa a contar com informações de seus veículos e comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Dessa forma, queremos proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”, ressaltou Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

São 470 ônibus vendidos juntamente com a contratação deste serviço, entre modelos BlueTec 6 a diesel e, também, elétricos.

A confiança no sistema é tanta que a transportadora mineira, SC Minas, pertencente ao Grupo Santa Cruz, tem 100% da sua frota monitorada pela tecnologia. “Criamos a empresa em 2020, que interliga cidades como Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e várias outras do Sul de Minas. Mantemos uma frota sempre renovada, com idade média por volta de dois anos, prestando assim um serviço de qualidade, com conforto e segurança para os nossos passageiros”, disse Francisco Carlos Mazon, CEO do Grupo Santa Cruz.

O empresário, ainda, disse que vê muito potencial nesta ferramenta que ajuda a monitorar cada veículo e cada motorista em tempo real, visando uma condução econômica e segura, com otimização de custos operacionais e mais rentabilidade. “Na nova frota da SC Minas temos obtido uma economia de cerca de 5% no consumo de diesel com os motores Euro VI na comparação com os modelos Euro V. Isso se deve especialmente a treinamentos de nossos instrutores e motoristas oferecidos pela Peres Diesel e pela Mercedes-Benz”, lembrou Mazon.

Walter Barbosa salientou que a Mercedes-Benz e o Grupo Santa Cruz mantêm um relacionamento de longa data, de mais de seis décadas, sendo que a fabricante sempre procurou entregar produtos e serviços que atendam às demandas desse tradicional cliente. “Isso, novamente, está reforçado na venda de ônibus Euro 6 e do serviço de telemetria FleetBus, que atendem a necessidades operacionais e ambientais do Grupo Santa Cruz. Nós também dedicamos atenção à sustentabilidade no transporte, focando em meio ambiente e segurança nas estradas”, disse o executivo.

A operadora mineira, SCMinas, acredita no potencial da tecnologia

Vlademir Pierami, gerente de Conectividade da Mercedes-Benz do Brasil, explicou que as vantagens alcançadas pela ferramenta vão além daquelas essenciais na operação. Segundo ele, se o operador já alcançou sua meta de consumo de combustível, outros aspectos relacionados com o cotidiano dos serviços, também, podem ser favorecidos. “Há um aumento da disponibilidade dos veículos, com um diagnóstico sobre as possibilidades de falhas que possam surgir. Além disso, os operadores podem saber o que se passa durante as viagens e com o seu ônibus. Ele tem a sua disposição uma visão, em tempo real, de detalhes, dados e um fluxo constante de informações sobre as funções do veículo. Com isso, é possível uma tomada de decisão mais rápida e eficiente. Ajudamos o pessoal da manutenção a entender os fatores que promovem determinadas ocorrências para que os ônibus mantenham seus desempenhos”, ressaltou.

Além do FleetBus, a Mercedes-Benz revelou o Serviço 24 Horas para modelos urbanos, novidade que estará disponível na Rede de Concessionários da marca, que conta com 180 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional. O serviço pode ser acionado por meio do 0800 970 9090, ou pelo ZapBenz (11) 94111-1234. “Essa modalidade, inédita de serviço 24 horas, está voltada especificamente para ônibus urbanos, dentro do período de garantia, que apresentem falhas mecânicas ou elétricas que o impeçam de rodar, que estejam localizados na garagem do cliente ou em estradas/rodovias e a mais de 50 km do concessionário. Nestes casos, o deslocamento de mecânicos ou eletricistas do Mercedes-Benz Service 24h até o local da pane será custeado conforme as diretrizes do programa”, explicou Walter Barbosa.

Imagens – Divulgação

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