Ônibus a gás Solaris para Varsóvia

O modelo conta com um propulsor de 8,9 litros da Cummins, Euro VI, 293 kW de potência e tanques montados no teto com capacidade para 1.700 litros de gás natural

A capital polonesa Varsóvia terá uma nova frota de ônibus para seu sistema de transporte público. Serão 54 unidades do modelo articulado Urbino 18 movidos a gás natural fabricado pela Solaris Bus & Coach encomendados pela operadora Arriva. Trata-se do primeiro negócio de veículos da marca polonesa com essa tração para a cidade, apesar de já fazer parte do transporte local, com 1.500 unidades em operação.

De acordo com a Solaris, seu modelo é uma das soluções ecológicas para os ambientes urbanos, tendo um reduzido índice de emissões poluentes. O modelo conta com um propulsor de 8,9 litros da Cummins, Euro VI, 293 kW de potência e tanques montados no teto com capacidade para 1.700 litros de gás natural. Ele ainda traz tecnologia embarcada por meio de sistema de vigilância interna e externa, com câmeras, sistema de ar-condicionado, piso baixo e um ambiente bem agradável do salão de passageiros.

Para a fabricante polonesa, a tração a gás natural é bem atrativa em termos ambientais, podendo alcançar uma redução de 50% dos níveis de óxido de nitrogênio e 20% de dióxido de carbono. Ela produz ônibus com essa propulsão desde 2004, tendo fornecido mais de 1.100 unidades para vários países, como Noruega, Suécia e França.

O gás natural é reconhecidamente um fator de transição para a futura eletromobilidade urbana. Além desse combustível, seu congênere, o biometano, representa uma alternativa livre dos gases tóxicos emitidos pelas trações tradicionais.

Imagem – Solaris Bus & Coach

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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