Com produção comercial iniciada no final de 2022, o modelo de chassi com tração elétrica, eO500 U, da Mercedes-Benz, é fabricado na moderna Linha 4.0 da fábrica São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e já conta com 111 unidades vendidas, sendo a cidade de São Paulo com a maior parte dessa frota elétrica.
E, como forma de ampliar os negócios voltados ao contexto da eletrificação do transporte, a fabricante reforçou que o modelo vem sendo demonstrado em operações regulares na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, assim como já ocorreu em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, disse que o eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. “Para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, visando a descarbonização no transporte de passageiros, é preciso um empenho efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação efetiva da infraestrutura de carga e recarga. De nossa parte, enfatizamos que a Mercedes-Benz do Brasil tem total capacidade de produção para atender às demandas por ônibus elétricos de cidades como São Paulo, como de todo o País e, também, da América Latina e outros mercados”, explicou o executivo.

Além do chassi com a configuração Padron, a Mercedes-Benz investe no modelo articulado, 100% elétrico
Além do modelo configurado na versão Padron, a Mercedes-Benz vem desenvolvendo o eO500UA, chassi articulado, apresentado na LatBus 2024, e que já tem um programa de testes para 2025. Trata-se do primeiro elétrico articulado da marca que será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, expandindo o seu portfólio de elétricos. “Este veículo deverá começará a circular em 2026 e, também, será exportado para países da América Latina”, sintetizou Walter.
Protótipos do chassi articulado com tração elétrica, sob carroçaria Caio, cumprirão um programa de testes de funcionalidade e durabilidade em trechos urbanos de algumas cidades e nas pistas do Centro de Testes Veiculares da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, uma parceria com a Bosch.
No mercado externo, a expansão do eO500U brasileiro, também, alcança avaliações na Argentina e Chile, que já receberam este ônibus para demonstração. O próximo país é o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.
Imagens – Revista AutoBus
0 comentários