Brasil Sul Santo Anjo e Viação Garcia são reconhecidas pelas boas práticas

Ambas as empresas, do mesmo grupo, foram destacadas em 2025 por suas políticas inseridas no ESG (conceito Ambiental, Social e Governança)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por intermédio de sua premiação “Destaques 2025” do transporte rodoviário brasileiro, concedeu o  troféu “Referência em Transporte Rodoviário” à operadora Brasil Sul Santo Anjo, associada à Viação Garcia. O anúncio dos premiados aconteceu em uma cerimônia no último dia 9, na sede da agência, em Brasília.

A empresa, também, recebeu duas menções honrosas que reforçam a excelência do seu trabalho no atendimento aos clientes e manutenção otimizada: “Atendimento Ouro” e “Roda de Ouro”. Para o vice-presidente do Grupo Garcia Brasil Sul, Estefano Boiko Junior, ser destaque como referência no transporte de passageiros significa que a operadora está entre as empresas que mais evoluíram, inovaram e entregaram valor real, impactando diretamente a forma como milhares de pessoas viajam todos os dias. “Isto é um grande motivo de orgulho para toda a nossa equipe e reforça nosso compromisso com um transporte cada vez mais seguro, moderno e humano”, disse ele.

O Prêmio ANTT avalia projetos que elevam a segurança, a qualidade do serviço, a inovação e as iniciativas que transformam positivamente a experiência dos usuários, impulsionando o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de transportes no Brasil. Na edição de 2025 ele foi renovado, com mais categorias e critérios de avaliação modernizados, reforçando o compromisso da entidade com a transparência, a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos regulados. Com o lema “Reconhecer para evoluir”, o Prêmio ANTT – Destaques 2025 registrou recorde de participação com 235 inscrições recebidas, envolvendo concessionárias, operadoras, transportadoras e equipes técnicas vinculadas à infraestrutura regulada pela agência.

Viação Garcia ajuda a cuidar da educação e do meio ambiente

Já a Viação Garcia vem instituído as políticas dentro da agenda ESG, com iniciativas voltadas a atender os objetivos de desenvolvimento sustentável e de melhores condições de vida no planeta. Por exemplo, as novas edificações da empresa incorporam reuso de água, há a gestão de resíduos e energia fotovoltaica, da destinação do lixo reciclável, os sistemas de ar-condicionado utiliza o gás R-32, com baixo potencial de aquecimento global, com eficiência energética superior e menor impacto ambiental.

Na construção da nova sede foram plantadas 424 árvores nativas da região em um local que se transformará em bosque no futuro e será permanente. Hoje, 41.000 dos 100.000m2 de terreno receberão grama, permeável, proporcionando uma infiltração total das águas pluviais.

Em termos de práticas de governança, a empresa vem reforçando, ano a ano, a gestão eficiente, alinhando de modo efetivo as suas operações em todas as áreas aos objetivos sociais e sustentáveis.

No aspecto social, isso se deu por meio de apoio a projetos como o McDia Feliz e o Hospital do Câncer de Londrina, Projeto Ômega, Criança no Museu, revitalização de praças públicas, além de inúmeras iniciativas culturais nas comunidades onde atua.

Contudo, a transportadora destaca o Projeto Bom Aluno, que identifica estudantes com alto desempenho acadêmico na rede pública e oferece a eles a oportunidade de estudos em instituições privadas de ensino, desde a educação básica até a conclusão do curso superior, com especializações e, principalmente, até sua inserção no mercado de trabalho. Segundo a Garcia, não se trata de uma ação pontual, pois é um acompanhamento contínuo, que forma cidadãos, profissionais e líderes. “A Viação Garcia, ao patrocinar o Projeto Bom Aluno, assume um papel que vai além do transporte de pessoas: ela ajuda a transportar sonhos, oportunidades e futuros. Esse apoio demonstra que o setor de transporte terrestre pode ser protagonista no ‘S’ do ESG — o Social, investindo diretamente em educação, mobilidade social e desenvolvimento humano”, explicou Mariane Fernandes, gerente de Marketing do Grupo Garcia Brasil Sul.

Ainda, segundo ela, quando uma empresa investe em educação, ela não transforma apenas a vida de um aluno, mas fortalece a cidade, melhora o mercado de trabalho local e contribui para um ecossistema mais justo e sustentável. “Que o exemplo da Viação Garcia e do Projeto Bom Aluno inspire outras empresas do transporte terrestre a enxergarem a educação como um dos caminhos mais sólidos para um futuro verdadeiramente sustentável”, ressaltou Mariane.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *