Em recente artigo do portal Eixos, o uso do biometano tende a ganhar maior impulso no Espírito Santo. É que a Assembleia Legislativa Estadual aprovou o projeto de lei que reduz em até 85% o ICMS sobre a produção de biogás e biometano no estado. A aprovação do PL se insere no movimento de incentivo ao biocombustível que vem sendo feito pelo governo local.
Em paralelo a isso, por 30 dias, o sistema Transcol de transporte coletivo vem testando, nas linhas 101 e 111, um modelo de micro-ônibus produzido pela fabricante gaúcha, Volare, equipado com propulsão a gás natural ou biometano.
De acordo com a marca que produz o veículo, o desenvolvimento do modelo Fly 10 GV envolveu quatro anos de trabalho e destaca os investimentos contínuos da Marcopolo em inovação e novas tecnologias. Assim, por meio de parcerias estratégicas, foram concebidos uma plataforma e um powertrain com características que contribuem para o transporte sustentável e eficiente, sendo que a montadora Agrale ficou responsável pela produção do chassi.

Aposta que visa explorar as opções em energias alternativas
A Volare ressalta que o motor, desenvolvido especialmente para aplicação GNV e biometano, em qualquer proporção, garante excelente relação de potência e desempenho, o que representa economia operacional e proporciona redução de até 96% das emissões de material particulado e 84% de gases que causam efeito estufa. “O lançamento do Volare Fly 10 GV faz parte do compromisso da empresa com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável. Demonstra também os investimentos robustos que vem fazendo com o objetivo de oferecer ao mercado modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação”, disse Sidnei Vargas, gerente executivo comercial da Volare.
O respectivo Fly 10 GV conta com três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação, além de sistemas eletrônicos que garantem mais segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com porta aberta.
Imagens – Divulgação
0 comentários