O chassi OF 1721 é uma referência quando o assunto é transporte urbano, sendo um modelo robusto e versátil produzido pela fabricante Mercedes-Benz, que incorpora o motor a diesel (OM-924 LA de 4 cilindros, com potência de 208 cv). Porém, no Peru, uma nova versão do veículo passa a ser oferecida ao mercado local. É o que a concessionária multimarcas, Divemotor, aposta para o transporte coletivo e sua correlação com a sustentabilidade ambiental.
A solução da empresa peruana para a mobilidade urbana adota um motor da marca Yuchai a gás natura, substituindo o propulsor original, visando atender o transporte urbano de Lima e contribuir com a redução da poluição. Dessa maneira, o chassi OF 1721/59, de 12 metros de comprimento e 17 toneladas, conta com um motor a gás natural de 230 CV e 850 Nm de torque, atendendo a norma de emissões Euro V, com uma autonomia, aproximada, de 350 quilômetros, garantindo eficiência e confiabilidade para as exigências diárias da operação urbana. O ônibus tem capacidade para 52 passageiros sentados e 38 em pé.
A Divemotor anunciou que a empresa El Rápido já incorporou 50 unidades do ônibus a GNV à sua frota, tornando-se a primeira operadora peruana a apostar nesta solução. E, de acordo com a concessionária, a aquisição marca um passo importante rumo à renovação do transporte urbano com um enfoque sustentável e eficiente. “Na Divemotor, estamos comprometidos em oferecer soluções que promovam um transporte urbano mais limpo, econômico e seguro, contribuindo para os objetivos de sustentabilidade de Lima e da Autoridade de Transporte Urbano (ATU)”, destacou Víctor Sarmiento, sub-gerente de Produto Ônibus.
Principais benefícios
Economia operacional: reduz entre 40% e 50% os custos de combustível em comparação a um ônibus a diesel.
Menor impacto ambiental: diminui até 20% as emissões de CO₂, 60% de CO, 70% de NOx e 80% de material particulado, melhorando a qualidade do ar.
Maior vida útil do motor: graças à combustão mais limpa do GNV.
Segurança: em caso de vazamento, o gás se dissipa rapidamente para cima.
Fonte – Divemotor
Imagens – Divulgação
0 comentários