A Volvo do Brasil promoveu mudanças em seu Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), junto a capacitação do Pare, Olhe, Acene. É que, a partir de agora, ela passa a ser 100% on-line, com o objetivo de ampliar o alcance da atividade e contribuir para a redução de sinistros envolvendo um dos públicos mais vulneráveis no trânsito: as crianças.
De acordo com a fabricante de veículos comerciais, o Pare, Olhe, Acene é uma iniciativa mundial do Grupo Volvo voltada à educação no trânsito de crianças entre 6 e 10 anos, com uma ação que reforça a importância de parar, olhar e acenar antes de atravessar ruas e avenidas, destacando, especialmente, os pontos sem visibilidade nos veículos, a importância do “ver e ser visto” e o uso seguro da faixa de pedestres.
Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST, ressaltou que a segurança é um dos valores fundamentais da Volvo e integra a estratégia de sustentabilidade da marca. “Está presente nas práticas adotadas em nossas fábricas, em nossos produtos e serviços e em nossa contribuição à sociedade. Nossa visão tem como ideal de futuro o ‘Zero Acidentes’ fatais envolvendo os veículos que fabricamos. O Pare, Olhe, Acene é uma de nossas iniciativas nessa direção”, afirmou.

Anaelse Oliveira
A questão da segurança traz números expressivos que impactam, negativamente, toda a mobilidade em ruas e estradas brasileiras. Segundo a Volvo, acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes infantil no Brasil, onde, de acordo com dados do DATASUS, compilados pelo Observatório Nacional de Trânsito, em 2023, 878 crianças de 0 a 14 anos morreram em sinistros de trânsito no País. Destas, 201 eram pedestres e 69 estavam de bicicleta.
Já o número de feridos, também, chama a atenção. Segundo a organização Aldeias Infantis SOS, ainda, com base em informações do DATASUS, 11.925 crianças de 0 a 14 anos foram internadas com lesões decorrentes de acidentes de trânsito naquele mesmo ano. “Nosso compromisso é atuar para evitar que esses sinistros aconteçam. Ao mudar a capacitação do Pare, Olhe, Acene para um formato 100% digital ampliamos o impacto e alcance. Agora, qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil, pode acessar o material, aprender a utilizá-lo e se tornar um multiplicador, atuando na prevenção”, observou Anaelse.
As orientações e o material de apoio do Pare, Olhe, Acene estão disponíveis no portal do PVST (pvst.com.br/pareolheacene) para quem se interessar pelo curso.
Imagens – Divulgação
0 comentários