Por trás de uma operação de ônibus urbano, um contingente de profissionais garante o bom desempenho e a realização dos serviços. Se os veículos estão nas ruas é porque nos bastidores há um grande esforço dos setores que cuidam da manutenção e conservação dos mesmos. São pessoas que fazem a mobilidade acontecer, com responsabilidade, humanidade e sustentabilidade.
Tudo começa antes que o primeiro ônibus do dia chegue até o passageiro e ao destino final, sob a orientação de uma verdadeira operação de bastidores, seguindo depois em um movimento que não para durante o dia para que todos os veículos estejam disponíveis para suas operações.
Dessa maneira, quando a cidade desacelera e muitos dormem, as equipes de auxiliares de serviços gerais entram em ação. São profissionais que, noite após noite, realizam a limpeza completa dos ônibus, recolhendo os resíduos deixados pelos passageiros, higienizam as poltronas, barras, janelas e pisos. Cada detalhe é cuidadosamente tratado para que os veículos estejam prontos para um novo dia, num trabalho silencioso, mas essencial, feito com zelo e eficiência.
Em meio ao processo de limpeza, os técnicos da manutenção fazem vistorias preventivas e corretivas, conferindo freios, pneus, sistema de direção, lubrificantes, suspensão, iluminação e sistemas eletrônicos. Nada escapa ao olhar atento dos mecânicos e eletricistas da madrugada. Nesse momento, a segurança de quem vai embarcar pela manhã é ressaltada.
Na sequência, as equipes da manhã entram em cena, verificando os últimos ajustes para garantir a liberação dos ônibus com as devidas autorizações, reforçando a escala dos motoristas. Com a garagem já em movimento, a comunicação entre setores se intensifica para garantir que tudo saia dentro do planejado.

Equipes sempre engajadas
A condução é o cartão de visita das operadoras, sendo que os motoristas são a linha de frente no dia a dia. Com isso, eles recebem as primeiras orientações do dia, conferem a documentação, ajustam os espelhos, verificam as condições do veículo e partem para os pontos iniciais das linhas. Mais do que conduzir o ônibus, eles acolhem, orientam e conduzem vidas, com paciência, responsabilidade e respeito.
Em paralelo aos serviços pelas ruas, a equipe administrativa cuida de tudo que o público não vê, mas que é vital para o funcionamento da operação. Com isso, a gestão de pessoas, folha de pagamento, relatórios de desempenho, controle ambiental, processos de licenciamento, comunicação com órgãos públicos e atendimento à legislação são parte do seu dia a dia. É o suporte que mantém tudo funcionando. A preocupação com a segurança do trabalho também é uma constante e ações são realizadas no sentido de minimizar acidentes na garagem. O setor de qualidade orienta, por meio da descrição e padronização dos processos, a execução das atividades.
Operadoras comprometidas com a causa do bom transporte
No sistema Transcol de transporte coletivo da região metropolitana de Vitória, ES, seis empresas estão empenhadas em promover a eficiência operacional por meio de ações e trabalho com a sinergia entre as equipes que limpam, consertam, planejam, dirigem, organizam e cuidam, em turnos que se complementam para garantir excelência e comprometimento com as pessoas e com o meio ambiente.
Dessa maneira, as operadoras Unimar Transportes, Viação Praia Sol, Serramar Transportes, Vereda Transportes, Expresso Santa Paula e Serrana Transportes adotam estratégias comuns na finalidade de promover serviços com qualidade e ambientalmente corretos.
Patrícia Siqueira, gestora ambiental, participa do processo de adaptação ambiental junto as estruturas das garagens das respectivas empresas e destaca que o compromisso ambiental está no centro das políticas administrativas adotadas pelas transportadoras. “Além do trabalho humano, a sustentabilidade é um eixo central da operação. Os resíduos sólidos são separados e destinados corretamente. Toda a água utilizada na lavagem dos ônibus passa por sistema de tratamento antes de ser reutilizada ou descartada. O monitoramento da opacidade das emissões garante que os ônibus operem dentro dos limites legais de poluentes. As oficinas são equipadas com contenções para evitar contaminações do solo e todos os resíduos perigosos seguem planos rigorosos de gerenciamento ambiental”, explicou.
Ela, também, afirma que os passageiros são parte fundamental dessa engrenagem, contribuindo de forma digna com o processo da operação. “Esse cuidado coletivo só faz sentido quando quem embarca, também, faz a sua parte. Jogar o lixo no lugar certo, respeitar os espaços comuns, zelar pelos veículos e valorizar os profissionais do transporte são atitudes simples que reforçam todo o esforço feito nos bastidores. Cada passageiro é parte ativa da sustentabilidade do sistema, pois juntos, podemos construir uma mobilidade mais consciente e responsável”, ressaltou Patrícia.
Imagens – Divulgação
0 comentários