O conceito do BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) foi criado aqui no Brasil, lá em 1974, pelo, então prefeito de Curitiba, PR, Jaime Lerner. Num primeiro momento, o sistema, conhecido como “canaletas”, apresentou ao mundo uma operação que dava ao ônibus a melhor condição de cumprir seu papel frente à mobilidade urbana. A ideia deu certo, conquistando espaço pelo mundo, se transformando em referência quando dizemos que a “metronização” do modal traz muitas vantagens ao ambiente das cidades, com uma estrutura própria e capaz de atender uma grande demanda de passageiros.
Prova disso é a cidade paulista de Sorocaba, que investiu em sua rede de BRT e, agora, ao celebrar o quinto aniversário da operação, alcançou um marco expressivo: mais de 80 milhões de passageiros transportados desde o início.
Para festejar a data e o impacto transformador na mobilidade urbana da cidade, a concessionária BRT Sorocaba lançou, no dia 30 de agosto, uma campanha comemorativa que inclui uma nova identidade visual nas estações, ações de relacionamento com o cliente e formadores de opinião e a veiculação de conteúdos institucionais.
De acordo com a empresa que gerencia e presta os serviços, o investimento privado foi de R$ 475 milhões, para transformar a mobilidade urbana de Sorocaba, tendo um projeto que apresenta um conceito de mobilidade inovador, com propósito e de alta tecnologia. “Este é um momento especial e de imensa alegria, que compartilhamos com todos que fazem parte desta história: nossos colaboradores, passageiros, a URBES, a SEMOB e toda a cidade. Ao longo desses cinco anos, a nossa realidade se misturou com o cotidiano das pessoas e elas com o nosso, contribuímos para o crescimento do município, transformamos a vida para o bem e abrimos muitos caminhos. Temos uma vasta lista de realizações, aprendizados e conquistas”, disse Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.
Com isso, o BRT Sorocaba se tornou um modelo de mobilidade para cidades de médio porte no Brasil. E, devido ao seu posicionamento, é frequentemente visitado por gestores públicos e privados de outras localidades, interessados em replicar o sucesso. “A experiência do cliente é o nosso foco diário. Nosso conceito de mobilidade inovadora, de alta tecnologia e que seja acessível, exige de nós uma missão contínua de manter a operação impecável. A dedicação à qualidade é validada pelos clientes: na mais recente pesquisa de satisfação, 80% dos passageiros aprovaram o serviço. Isso indica que estamos no caminho certo”, ressaltou Andere.
Outro detalhe é que toda essa infraestrutura é sustentada por um Sistema de Transporte Inteligente (ITS), que integra mais de 20 soluções para monitorar o desempenho da operação. “A experiência do cliente é o nosso foco diário. Nosso conceito de mobilidade inovadora, de alta tecnologia e que seja acessível, exige de nós uma missão contínua de manter a operação impecável. A dedicação à qualidade é validada pelos clientes: na mais recente pesquisa de satisfação, 80% dos passageiros aprovaram o serviço. Isso indica que estamos no caminho certo”, completou o executivo.
Estrutura do BRT em números
Corredores: 2 exclusivos (Itavuvu e Ipanema) e 7 estruturais (Centro, Sul, Leste, Oeste, Américo, General Osório e Binário);
Terminais: 3 (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga);
Estações e paradas: 23 estações e 128 pontos de parada;
Frota: 120 ônibus com ar-condicionado, internet via Wi-Fi e tomadas USB;
Tecnologia: mais de 1.415 câmeras de segurança, 610 computadores embarcados, 442 telas e displays de LED, 412 antenas, 374 dispositivos de bilhetagem, 42 servidores e mais de 110 km de fibra ótica;
Operação: 24 linhas em operação e um Centro de Controle Operacional (CCO) dedicado.
Imagens – Luiz Fernando Secco e Divulgação
0 comentários