Ao todo, no sistema porto-alegrense de transporte coletivo, as três linhas 100% elétricas que circulam pela capital gaúcha, a E178 – Praia de Belas, E378 – Integradora e E703 – Vila Farrapos, em operação há um ano, alcançaram resultados positivos. É o que diz a prefeitura de Porto Alegre, destacando que os 12 ônibus elétricos utilizados nos serviços locais já transportaram mais de 1.240.375 passageiros, ultrapassando as 71.800 viagens e percorrendo 657.000 quilômetros no total.
De acordo com a municipalidade, a iniciativa, também, gerou uma economia de combustível de aproximadamente R$ 1 milhão, apenas, com a operação desses veículos. O projeto de eletrificação da frota integra o Programa Mais Transporte, criado para qualificar o serviço prestado aos usuários no sistema da capital gaúcha.
A prefeitura informou que entre 19 de agosto de 2024 e 18 de agosto de 2025, as três unidades de recarga rápida abasteceram os veículos com 811.520 kWh, com consumo médio de 1,25 kWh por quilômetro rodado. Dessa maneira, no citado período, a substituição do diesel evitou a emissão de 874,02 toneladas de gases poluentes, equivalentes à queima de 263.276 litros de combustível fóssil.
E, os veículos das marcas Caio e Marcopolo, trazem uma característica relevante, que é o sistema de freio regenerativo, tecnologia comum em veículos elétricos e híbridos, permitindo recuperar parte da energia cinética gerada durante as frenagens, convertendo-a em eletricidade e que é reaproveitada e armazenada na bateria do veículo.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, a importância da descarbonização do transporte público é um fator relevante nesse período em que há a necessidade por um transporte mais limpo. “A eletrificação do transporte coletivo é fundamental para reduzir a poluição e tornar o sistema mais moderno, sustentável e eficiente, em que o maior beneficiado é o passageiro. Com uma operação de cerca de 65% mais barata que o diesel, vamos continuar os investimentos na eletromobilidade coletiva urbana e trazer mais ônibus elétricos para Porto Alegre”, disse.
Imagem – Divulgação/PMPA
0 comentários