Pela rodovia H2

Na Europa, a Daimler Buses inicia os testes com a tecnologia do hidrogênio em seus ônibus rodoviários

Não é novidade que a tração elétrica vinda das células a combustível já está em operação comercial, há alguns anos, nos ônibus urbanos europeus e até de outros países. Agora, no segmento rodoviário são poucos os exemplos de desenvolvimento, em projetos pilotos que visam o conhecimento e a certificação da tecnologia. Porém, há muita coisa adiantada e, dentro de breve, poderemos ver veículos estradeiros equipados com a propulsão.

Veja o caso da alemã, Daimler Buses, que por meio de sua subsidiária, Setra, apresentou o modelo S517HD “H2 Coach”, abrindo caminho para o futuro de viagens de ônibus de longa distância sem emissões locais. A marca planeja ter ônibus elétricos com célula a combustível em série num futuro próximo.

Para isso, ela se uniu com o Volvo Group com o objetivo de se tornar um fabricante de células a combustível – cellcentric -, objetivando uma uma contribuição decisiva para o transporte sustentável até 2050.

O modelo protótipo referido neste artigo é o S517 HD, com 13,90 metros de comprimento, portando dois tanques de hidrogênio, com uma capacidade total de 46 quilogramas, além da célula a combustível cellcentric, o que lhe permitirá uma autonomia de 800 km.

A célula a combustível tem uma potência total de 300 kW, convertendo o hidrogênio em energia elétrica para movimentar o motor elétrico, que foi projetado para uma potência contínua de 320 kW e uma potência máxima de 400 kW, com um torque de 1.368 Nm e 2.470 Nm, respectivamente. O conjunto de baterias integrado serve para armazenar temporariamente a energia elétrica e fornecer suporte de potência em situações específicas.

O protótipo do veículo H2 estradeiro logo iniciará sua jornada de testes. O futuro já chegou para a Daimler Buses

O S 517 HD convertido em um ônibus H2 tem um peso bruto veicular permitido de 24,7 toneladas, sendo aprovado como modelo de teste com base no relatório das Regulamentações Alemãs que autorizam o uso de veículos para o trânsito rodoviário, que, além da série de testes em áreas internas da Daimler Buses, também, passará por avaliações em vias públicas.

De acordo com a fabricante alemã, seu ônibus conceito Setra ComfortClass representa uma alternativa promissora aos veículos movidos a diesel. E, em comparação com ônibus elétricos a bateria, o veículo é caracterizado por uma maior autonomia e tempos de reabastecimento mais curtos.

A Daimler Buses vem investindo em tecnologias elétricas a bateria e, ainda, nas propulsões baseadas em hidrogênio. O ônibus urbano totalmente elétrico a bateria Mercedes-Benz eCitaro está em produção em série desde 2018. Ele, também, conta com uma versão com célula a combustível com extensão de alcance, desde 2023. A marca prepara um outro modelo inovador e livre das emissões poluentes locais. Trata-se do intermunicipal eIntouro, elétrico a baterias, que será lançado a partir de 2026. Sua apresentação mundial será no início de outubro de 2025, na feira Busworld Europe, em Bruxelas.

Imagens – Divulgação

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