O uso da IA promove rentabilidade

No transporte de encomendas, mais de 50% das interações já são automatizadas, com um índice de satisfação que supera 4,7 estrelas

O primeiro semestre deste ano apresentou números positivos para a empresa Águia Branca Encomendas, pertencente ao Grupo Águia Branca, que é referência em transporte rodoviário de cargas fracionadas. Após a implantação de seu atendimento automatizado via WhatsApp, apoiado por Inteligência Artificial (IA), a tecnologia responde de forma autônoma por mais de 50% dos 5 mil atendimentos mensais realizados no canal, oferecendo rapidez, conveniência e altos índices de satisfação entre os clientes.

De acordo com informações, a aplicação da inteligência artificial permitiu um crescimento de 40% na produtividade, já que metade dos atendimentos passou a ser solucionada pela tecnologia. E, um estudo da OneMarketer aponta que a automação via WhatsApp pode acelerar o atendimento em até 30%, fato que incentiva a eficácia do investimento.

E, para a empresa, seus clientes, também, ganharam mais autonomia com o autoatendimento ágil, disponível em tempo integral, com respostas que asseguram maior precisão das informações e reduz falhas ao longo do processo de atendimento. Para tudo isso acontecer, a solução reúne um bot conversacional de última geração com integração completa à plataforma de Gerenciamento de Transporte (TMS) da companhia e ao sistema de CRM (Customer Relationship Management). Dessa maneira, pela plataforma WhatsApp, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, os usuários podem solicitar cotações de frete, rastrear encomendas em tempo real, emitir boletos, agendar coletas e esclarecer dúvidas de forma imediata.

Michel Matos, gerente-executivo da Águia Branca Encomendas, comentou que o índice de satisfação dos usuários nos atendimentos via WhatsApp ultrapassa 4,7 estrelas (em uma escala de 0 a 5). “A chave não é apenas automatizar, mas fazê-lo de forma inteligente. A IA nos permite oferecer uma experiência mais orgânica e humanizada, compreendendo as nuances da linguagem e fornecendo respostas rápidas e precisas, mesmo em fluxos automatizados”, disse.

Com isso, os serviços são impactados, positivamente, destacando que há um aprimoramento da experiência do cliente, onde a automação libera as equipes internas de tarefas repetitivas e possibilita que o time de agências e pré-venda concentre esforços em atividades de relacionamento. “Ao automatizar processos, abrimos espaço para que nossa equipe agregue ainda mais valor ao atendimento. Essa inovação reflete nosso compromisso contínuo com eficiência e conveniência para o cliente”, acrescentou Marcos Reetz, gerente-comercial da Águia Branca Encomendas.

E, conforme disse a transportadora, a solução da IA, atualmente em operação nas principais filiais, será expandida para todas as agências próprias e credenciadas até o fim de 2026. A companhia pretende usar análises preditivas para sugerir rotas mais eficientes, prever riscos de atraso e integrar múltiplos canais digitais sob uma única plataforma de atendimento baseada em IA, consolidando um novo padrão no relacionamento com o cliente, unindo inovação, eficiência e conveniência.

Imagens – Divulgação

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