Conhecida há mais de 50 anos por atuar no setor de fretamento na região do ABC paulista, a Transportes Santa Maria ajudou com a afirmação da indústria automotiva brasileira ao realizar a movimentação de milhares de funcionários das fábricas de veículos instaladas em São Bernardo do Campo, SP.
Hoje, além do transporte na categoria do fretamento, a empresa está inserida na operação interestadual, por linhas regulares, se reinventando para que tenha maior presença de mercado e possa proporcionar o melhor atendimento aos seus clientes. A revista AutoBus conversou com Gabriel Nunes, neto do fundador da operadora (João Calado Nunes, que por sinal até hoje tem presença garantida na rotina da empresa) e que é o diretor da transportadora.
Gabriel, que está na Santa Maria desde os seus 17 anos (tem 31 anos, atualmente), contou um pouquinho dos desafios diários e o trabalho em poder promover serviços com segurança e conforto, numa experiência diferenciada e de qualidade.
Revista AutoBus – A operadora se transformou numa referência em transporte fretado. Como ela alcançou essa posição, quais foram os desafios encontrados nessa trajetória e como está esse mercado hoje?
Gabriel Nunes – A Transportes Santa Maria consolidou-se como referência no fretamento corporativo, que sempre foi o seu foco principal, atendendo grandes empresas da região em razão da forte presença industrial. O turismo surgiu como um complemento dos serviços, mas nunca como atividade central. O grande desafio foi transformar essa tradição no fretamento em reconhecimento, também, no transporte regular de passageiros, em um mercado altamente competitivo. Hoje, o segmento de fretamento segue em crescimento, impulsionado pela demanda por qualidade, segurança e confiabilidade, pontos nos quais a Santa Maria sempre concentrou seus esforços.
AutoBus – Após o fretamento, a empresa está participando da operação rodoviária em algumas linhas regulares. Quais são e como conquistou esse espaço?
Gabriel – Atualmente, a Santa Maria atua em diversas linhas regulares, entre elas:
– ABC ⇄ Belo Horizonte, passando por Atibaia, Bragança Paulista e Betim.
– São Paulo ⇄ Belo Horizonte e Betim.
– São Paulo, Guarulhos, ABC e Santos ⇄ Curitiba e São José dos Pinhais.
– ABC e Guarulhos ⇄ Rio de Janeiro.
Esse espaço foi conquistado por intermédio de investimentos contínuos em frota moderna, presença em canais digitais de venda (incluindo parceria com a Distribusion), estratégias de marketing voltadas ao passageiro final e um atendimento humanizado, fatores que diferenciam a empresa e ampliaram a confiança do público.

Gabriel Nunes
AutoBus – O setor mencionado é conhecido por ser bastante competitivo, tendo empresas gigantes que realizam os serviços diariamente. Qual a estratégia da transportadora para conviver com os grandes nomes nessa área e poder se diferenciar visando a sua manutenção no mercado? Neste caso, ela tem atuado nas rodoviárias nos serviços de ponta a ponta?
Gabriel – A estratégia da Santa Maria é competir pela qualidade do serviço e pela experiência completa do passageiro, em vez de focar apenas em preço. Isso inclui ônibus de última geração, atendimento próximo e humanizado via WhatsApp, canais digitais acessíveis e coleta constante de feedbacks. A empresa atua nas rodoviárias, garantindo uma operação de ponta a ponta — da venda de passagens ao atendimento pós-viagem —, o que assegura ao cliente uma jornada segura, confortável e diferenciada.
AutoBus – Oferecer ônibus de última geração tem sido uma iniciativa das operadoras para conquistar e fidelizar seus clientes. Para a Santa Maria, esse aspecto tem recebido especial atenção? Quais outras medidas para oferecer serviços nivelados por cima, com qualidade e segurança?
Gabriel – Sim, a renovação da frota é prioridade e tem recebido atenção especial, sendo considerada um dos pilares da fidelização de clientes. Além disso, a Santa Maria investe continuamente em:
– Treinamento de motoristas e atendentes.
– Manutenção preventiva e rigorosa.
– Protocolos de segurança.
– Ações de coleta de feedbacks para melhorias rápidas.
Essas medidas garantem que a empresa ofereça serviços sempre “nivelados por cima”, priorizando qualidade e segurança.
AutoBus – Que tipo de tecnologia tem utilizado para melhor se relacionar com o cliente e, ainda, proporcionar uma operação mais segura?
Gabriel – A Santa Maria utiliza chatbot integrado para filtragem de mensagens e criação de base de dados, atendimento humanizado via WhatsApp, plataforma de vendas on-line através da parceria com a Distribusion, além de ferramentas de coleta de feedback pós-viagem. Já disponibiliza QRcode a bordo para facilitar a interação dos passageiros e realiza campanhas direcionadas de relacionamento digital. Esses recursos fortalecem a proximidade com o cliente e contribuem para uma operação cada vez mais segura e eficiente.
AutoBus – Quais os planos futuros da empresa, pensa em expandir seus negócios nas linhas regulares?
Gabriel – Sim. Os planos da Santa Maria estão voltados para o aumento no número de cidades atendidas e no volume de viagens, além da consolidação e ampliação dos horários já operados. Também faz parte do planejamento a implementação gradual do programa de fidelidade, que será iniciado em fase piloto com cerca de 1.000 clientes, fortalecendo ainda mais o relacionamento com os passageiros.
AutoBus – Por favor, trace um raio-X da empresa, destacando os serviços de fretamento e em linhas regulares.
Gabriel – A Transportes Santa Maria é uma empresa com mais de 50 anos de tradição no fretamento corporativo, consolidando-se como parceira de confiança para grandes indústrias e empresas da região. O turismo sempre esteve presente, mas como atividade complementar.
A partir de 2020 ingressou, também, no transporte rodoviário regular e hoje opera linhas importantes conectando o ABC, São Paulo, Guarulhos e Santos a destinos como Belo Horizonte, Curitiba, São José dos Pinhais e Rio de Janeiro.
Em ambos os segmentos, a empresa se diferencia pela frota moderna, manutenção preventiva rigorosa, atendimento humanizado, presença digital estratégica e busca constante por inovação. Assim, a Santa Maria equilibra tradição e expansão, mantendo como prioridade a segurança e a qualidade do serviço prestado.
Ela tem 120 ônibus, sendo 20 que operam nas linhas regulares e o restante nos serviços de fretamento.
Imagens – Divulgação
0 comentários