“A estratégia da Santa Maria é competir pela qualidade do serviço e pela experiência completa do passageiro”

Dos serviços de fretamento para as linhas rodoviárias regulares. A estratégia da empresa paulista para galgar sua posição de destaque no setor dominado pelas grandes operadoras

Conhecida há mais de 50 anos por atuar no setor de fretamento na região do ABC paulista, a Transportes Santa Maria ajudou com a afirmação da indústria automotiva brasileira ao realizar a movimentação de milhares de funcionários das fábricas de veículos instaladas em São Bernardo do Campo, SP.

Hoje, além do transporte na categoria do fretamento, a empresa está inserida na operação interestadual, por linhas regulares, se reinventando para que tenha maior presença de mercado e possa proporcionar o melhor atendimento aos seus clientes. A revista AutoBus conversou com Gabriel Nunes, neto do fundador da operadora (João Calado Nunes, que por sinal até hoje tem presença garantida na rotina da empresa) e que é o diretor da transportadora.

Gabriel, que está na Santa Maria desde os seus 17 anos (tem 31 anos, atualmente), contou um pouquinho dos desafios diários e o trabalho em poder promover serviços com segurança e conforto, numa experiência diferenciada e de qualidade.

Revista AutoBus – A operadora se transformou numa referência em transporte fretado. Como ela alcançou essa posição, quais foram os desafios encontrados nessa trajetória e como está esse mercado hoje?

Gabriel Nunes – A Transportes Santa Maria consolidou-se como referência no fretamento corporativo, que sempre foi o seu foco principal, atendendo grandes empresas da região em razão da forte presença industrial. O turismo surgiu como um complemento dos serviços, mas nunca como atividade central. O grande desafio foi transformar essa tradição no fretamento em reconhecimento, também, no transporte regular de passageiros, em um mercado altamente competitivo. Hoje, o segmento de fretamento segue em crescimento, impulsionado pela demanda por qualidade, segurança e confiabilidade, pontos nos quais a Santa Maria sempre concentrou seus esforços.

AutoBus – Após o fretamento, a empresa está participando da operação rodoviária em algumas linhas regulares. Quais são e como conquistou esse espaço?

Gabriel – Atualmente, a Santa Maria atua em diversas linhas regulares, entre elas:

– ABC ⇄ Belo Horizonte, passando por Atibaia, Bragança Paulista e Betim.

– São Paulo ⇄ Belo Horizonte e Betim.

– São Paulo, Guarulhos, ABC e Santos ⇄ Curitiba e São José dos Pinhais.

– ABC e Guarulhos ⇄ Rio de Janeiro.

Esse espaço foi conquistado por intermédio de investimentos contínuos em frota moderna, presença em canais digitais de venda (incluindo parceria com a Distribusion), estratégias de marketing voltadas ao passageiro final e um atendimento humanizado, fatores que diferenciam a empresa e ampliaram a confiança do público.

Gabriel Nunes

AutoBus – O setor mencionado é conhecido por ser bastante competitivo, tendo empresas gigantes que realizam os serviços diariamente. Qual a estratégia da transportadora para conviver com os grandes nomes nessa área e poder se diferenciar visando a sua manutenção no mercado? Neste caso, ela tem atuado nas rodoviárias nos serviços de ponta a ponta?

Gabriel – A estratégia da Santa Maria é competir pela qualidade do serviço e pela experiência completa do passageiro, em vez de focar apenas em preço. Isso inclui ônibus de última geração, atendimento próximo e humanizado via WhatsApp, canais digitais acessíveis e coleta constante de feedbacks. A empresa atua nas rodoviárias, garantindo uma operação de ponta a ponta — da venda de passagens ao atendimento pós-viagem —, o que assegura ao cliente uma jornada segura, confortável e diferenciada.

AutoBus – Oferecer ônibus de última geração tem sido uma iniciativa das operadoras para conquistar e fidelizar seus clientes. Para a Santa Maria, esse aspecto tem recebido especial atenção? Quais outras medidas para oferecer serviços nivelados por cima, com qualidade e segurança?

Gabriel – Sim, a renovação da frota é prioridade e tem recebido atenção especial, sendo considerada um dos pilares da fidelização de clientes. Além disso, a Santa Maria investe continuamente em:

– Treinamento de motoristas e atendentes.

– Manutenção preventiva e rigorosa.

– Protocolos de segurança.

– Ações de coleta de feedbacks para melhorias rápidas.

Essas medidas garantem que a empresa ofereça serviços sempre “nivelados por cima”, priorizando qualidade e segurança.

AutoBus – Que tipo de tecnologia tem utilizado para melhor se relacionar com o cliente e, ainda, proporcionar uma operação mais segura?

Gabriel – A Santa Maria utiliza chatbot integrado para filtragem de mensagens e criação de base de dados, atendimento humanizado via WhatsApp, plataforma de vendas on-line através da parceria com a Distribusion, além de ferramentas de coleta de feedback pós-viagem. Já disponibiliza QRcode a bordo para facilitar a interação dos passageiros e realiza campanhas direcionadas de relacionamento digital. Esses recursos fortalecem a proximidade com o cliente e contribuem para uma operação cada vez mais segura e eficiente.

AutoBus – Quais os planos futuros da empresa, pensa em expandir seus negócios nas linhas regulares?

Gabriel – Sim. Os planos da Santa Maria estão voltados para o aumento no número de cidades atendidas e no volume de viagens, além da consolidação e ampliação dos horários já operados. Também faz parte do planejamento a implementação gradual do programa de fidelidade, que será iniciado em fase piloto com cerca de 1.000 clientes, fortalecendo ainda mais o relacionamento com os passageiros.

AutoBus – Por favor, trace um raio-X da empresa, destacando os serviços de fretamento e em linhas regulares.

Gabriel – A Transportes Santa Maria é uma empresa com mais de 50 anos de tradição no fretamento corporativo, consolidando-se como parceira de confiança para grandes indústrias e empresas da região. O turismo sempre esteve presente, mas como atividade complementar.

A partir de 2020 ingressou, também, no transporte rodoviário regular e hoje opera linhas importantes conectando o ABC, São Paulo, Guarulhos e Santos a destinos como Belo Horizonte, Curitiba, São José dos Pinhais e Rio de Janeiro.

Em ambos os segmentos, a empresa se diferencia pela frota moderna, manutenção preventiva rigorosa, atendimento humanizado, presença digital estratégica e busca constante por inovação. Assim, a Santa Maria equilibra tradição e expansão, mantendo como prioridade a segurança e a qualidade do serviço prestado.

Ela tem 120 ônibus, sendo 20 que operam nas linhas regulares e o restante nos serviços de fretamento.

Imagens – Divulgação

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