100 e-Volksbus paulistanos

O sistema de transporte coletivo da capital paulista adquiriu as primeiras 100 unidades do novo chassi com tração elétrica da Volkswagen

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) dá a largada para a comercialização de seu chassi com propulsão elétrica, após um extenso período de validação e homologação. Seu modelo e-Volksbus 22L estreia na cidade de São Paulo, onde está concentrada a maioria dos ônibus elétricos vendidos no Brasil.

Ao todo são 100 unidades, sendo 50 destinadas à Transpass, operadora local, e os demais sendo disponibilizados a partir de janeiro de 2026 para outros quatro transportadores paulistanos. Além disso, a marca anunciou que outras cidades do País, entre elas Resende, onde está localizada sua fábrica, irão receber seu veículo. E na mencionada cidade fluminense, o primeiro e-Volksbus será operado pela Viação Princesinha do Vale.

E o pós-vendas é fundamental para a marca quanto a atender, de maneira adequada e eficiente seus clientes desse segmento. Para isso, visando garantir o desempenho ideal e longevidade dos novos ônibus, foi implementado um programa de suporte técnico abrangente, com profissionais da VWCO que orientaram, diretamente, os operadores sobre condução, estratégias de operação e tarefas de manutenção que podem ser executadas nas garagens das próprias empresas.

Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da VWCO, destacou que essa primeira grande comercialização representa um importante passo na trajetória da marca no Brasil quanto a participar desse processo de descarbonização do transporte coletivo. “O fato é emblemático que representa todo o nosso esforço em poder fornecer uma tecnologia madura num mercado competitivo. Para isso, fizemos um grande processo de avaliação técnica para que nosso produto confirmasse sua robustez, desempenho e qualidade, além da segurança envolvida em sua estrutura. Isso significa que podemos atender o mercado de forma eficiente”, explicou o executivo.

O chassi passou por diversas provas, confirmando sua viabilidade técnica e operacional

A VWCO pretende ampliar sua participação na eletrificação do transporte urbano brasileiro, com vistas em outras grandes cidades brasileiras que buscam veículos com tração limpa. “Já estamos apresentando o nosso ônibus elétrico em outras capitais, como Curitiba. Além disso, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte conhecerão o veículo. Com isso, queremos mostrar a capacidade do modelo e-Volksbus 22L, tudo aquilo que pode entregar em termos de desempenho. Já sabemos que, no caso da cidade de São Paulo, ele é 20% mais eficiente em comparação com outras marcas. Por isso, estamos seguros em colocá-lo no mercado”, ressaltou Carrer.

De acordo com o diretor da VWCO, o respectivo ônibus elétrico traz vantagens técnicas que o diferenciam dos modelos concorrentes, como a estrutura do chassi, apto para suportar até 22 toneladas, a sinergia entre os componentes elétricos e a segurança. “Trabalhamos no desenvolvimento desse chassi levando em consideração toda a sua arquitetura elétrica, no reforço do quadro de seu chassi, na evolução da suspensão pneumática e na própria segurança da tecnologia. Ônibus elétrico parece tudo igual, não é? Mas, não. Cada modelo tem suas características, com conjuntos específicos em termos de capacidade energética ou do tipo de baterias, além de variedades de potência dos motores, que podem ser do tipo central ou localizado nas rodas. No nosso caso, usamos baterias que combinam os elementos Níquel Ferro Fosfato, apresentando bons resultados energéticos”, afirmou Carrer.

Fabricante entra na competição pelo mercado da eletrificação dos ônibus urbanos

Além da própria eletromobilidade, a marca Volkswagen CO está de olho em outras alternativas energéticas que podem ser adequadas à demanda de mercado. Segundo Jorge Carrer, mesmo que o País, ainda, não tenha uma política pública que olhasse para as variedades tecnológicas limpas disponíveis por aqui, a fabricante tem olhado com outras possibilidades limpas em tração. “Na minha opinião, deveríamos ter um planejamento que considerasse as diversas rotas energéticas, dependendo de cada mercado e suas particularidades, com os benefícios de cada tecnologia. O Brasil tem uma matriz energética que supera outros países. Hoje, além da linha de motores Euro VI, estamos desenvolvendo uma geração de motores a gás, que pode estar disponível em médio prazo”.

A Volkswagen irá terminar o ano de 2025 com 25% de participação de mercado. Ao todo, as vendas totais de ônibus alcançarão o volume de 24 mil unidades. “Para nós, Volkswagen, tivemos boas participações em diversos segmentos, como o de micro-ônibus, de fretamento e escolar. Porém, queremos expandir nossos negócios, aumentando nossa participação de mercado em 2026. Para isso, estamos buscando nos adequar ao programa Refrota, para dar condições financeiras aos nossos clientes operadores urbanos. Nisso, nossos objetivos poderão ser alcançados”, finalizou o executivo.

Imagens – Divulgação

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