Um rodoviário com pegada sustentável

A fabricante catarinense Busscar produziu uma carroçaria Panorâmico DD NB1 para a Mercedes-Benz

De acordo com título deste artigo, o veículo que falamos é favorável em termos ambientais por estar equipado com um motor movimentado por um novo biocombustível e estar participando de uma demonstração nacional sobre a viabilidade tecnológica em termos de propulsão limpa no setor do transporte estradeiro.

Esse ônibus é completo, trazendo diversos recursos que aumentam a segurança nas viagens. A carroçaria foi montada sobre o chassi Mercedes-Benz O-500 RSDD 2745 (8×2), tendo 15 metros de comprimento e que passa a integrar a frota de demonstração da Mercedes-Benz do Brasil, com finalidade de apresentar o conjunto chassi-carroçaria de um veículo rodoviário pesado a clientes de diferentes regiões do País.

Pensando na segurança e nos conceitos tecnológicos, o Panorâmico DD NB1 da MBB recebeu uma configuração completa de recursos voltados à segurança e à assistência ao condutor, contando com transmissão automatizada e sistemas que ampliam o controle e a estabilidade em diferentes condições de operação, dentre eles o sistema de freios eletrônicos (EBS) com (ABS) integrado, controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema de frenagem de emergência (ABA5), piloto-automático adaptativo (ACC), sistema de aviso de mudança de faixa (LDWS) monitorado por câmera instalada atrás do para-brisa, freio auxiliar do tipo retarde hidrodinâmico.

O veículo, também, dispõe de assistente de ponto cego (BSA) com sensor lateral e alerta em LED na cabine, bloqueador de portas integrado ao chassi, sensores de estacionamento com sinal sonoro e um conjunto de câmeras internas e externas que ampliam a visibilidade do entorno. O alarme de marcha à ré tem acionamento direto no painel, recurso que facilita as manobras e contribui para a segurança nas operações do dia a dia.

Novo modelo irá percorrer o Brasil para testes com biocombustíveis e mostrar aos operadores os benefícios da tecnologia embarcada

Internamente, o ônibus tem no piso superior 46 poltronas Class Leito Turismo com revestimento em espuma viscoelástica que garantem conforto mesmo em longas viagens. Eles contam com apoio de pés com balancim, apoio de pernas, braço escamoteável e porta-copos individual. A iluminação azul em LED e o ar-condicionado com filtro anti-pólen criam um ambiente agradável e equilibrado.

Já o piso inferior são oito poltronas Cama Bus com o mesmo padrão de acabamento das poltronas do salão superior, além de sanitário completo e dois assentos reservados para pessoas com deficiência. O modelo inclui elevador para cadeirantes, recurso que assegura acessibilidade total e facilita o embarque e desembarque de passageiros com mobilidade reduzida.

Para Paulo Corso, diretor-comercial da Busscar, essa entrega é resultado de um trabalho feito com atenção e respeito ao que o cliente busca, mas, também, com o olhar da fabricante para qualidade, conforto e segurança. “Ver esse veículo pronto, com cada detalhe pensado junto com a equipe da Mercedes-Benz SBC, é uma satisfação enorme. Ele traduz bem o que queremos entregar em cada projeto, que é a excelência e confiança”, destacou.

O veículo em questão participa do projeto “Rota Sustentável COP 30”, visando a avaliação e a comparação dos níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro VI do chassi para ônibus O 500 RSD 6×2, que é abastecido com o novo o biocombustível Be8 BeVant® apresentado, recentemente, no mercado.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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