Com o biocombustível de última geração, as emissões foram nulas

O projeto registrou a diminuição nas emissões de gases de efeito estufa nos testes com biocombustível 100% em motores Mercedes-Benz Euro VI

A “Rota Sustentável COP 30”, projeto que uniu a Mercedes-Benz do Brasil e a produtora gaúcha de biocombustíveis, Be8, apresentou resultados bem positivos quanto ao uso do combustível BeVant® durante os mais de 4 mil quilômetros percorridos em estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), sede da COP30.

O objetivo dessa ação foi, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro VI com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, em dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus O 500 RSDD 8×2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant®.

Os cálculos preliminares, realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de acordo com protocolos técnicos robustos, transparentes e auditáveis, mostraram que ao final a longa viagem foram reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação com biocombustível 100% em motores Euro VI dentro do conceito do “tanque à roda”.

De acordo com a Mercedes-Benz, isso acontece porque o biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, já absorveu CO2e da atmosfera durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de virar combustível.

Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, explicou que o veículo abastecido com Be8 BeVant® deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2e se rodar os 700 mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6). “Essa avaliação foi muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8 porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas de passageiros. Trata-se de um projeto arrojado, que uniu duas empresas que têm envolvimento e um compromisso sólido com a descarbonização do transporte”, destacou o executivo.

Moraes, ainda, disse que como uma empresa do Grupo Daimler Truck, a Mercedes-Benz do Brasil vem trabalhando pela neutralidade de CO2 em seus produtos e em suas operações, visando a redução de emissões e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, conforme princípios do Acordo de Paris. “Iniciativas como a Rota Sustentável COP30 demonstram nosso forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. Em todo o mundo, a Daimler Truck – e aqui no Brasil, a Mercedes-Benz – tem trabalhado arduamente para ajudar a transformar o transporte de carga e passageiros. Para nós, sucesso nos negócios e sustentabilidade caminham juntos”, afirmou.

A fabricante de veículos comerciais, que é a principal no mercado brasileiro, vem trabalhando em fase de testes e validações para garantir que o uso comercial do Be8 Bevant® seja seguro para os seus clientes, sendo eficiente e regulamentado. E, os frotistas que demonstrarem interesse no uso do novo biocombustível e que possuam frota com a motorização BlueTec 6 receberão suporte técnico, ferramentas de monitoramento e orientação de manutenção.

Além disso, a marca salientou que seus produtos já estão autorizados a usar até B20, porém, continua avaliando os testes até o B100, apoiando seus clientes sob condições de uso experimental autorizadas pela ANP. Cabe lembrar que a fabricante não recomenda o uso de um biocombustível 100% sem o acompanhamento das nossas equipes de testes.

Em linhas gerais, o Be8 BeVant® é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Segundo informações, ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; e maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos. “Os resultados são muito importantes: o desempenho foi semelhante em consumo e potência, com a diferença de que as emissões do Be8 BeVant® são infinitamente menores. Isso confirma que o novo biocombustível representa uma solução imediata e acessível para as transportadoras de cargas e de pessoas no Brasil”, disse Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

Imagem – Revista AutoBus

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