ZF investe em transporte autônomo

A marca também ressalta que, ao disponibilizar seu conceito avançado de mobilidade, indica, de maneira otimizada, uma modalidade complementar do sistema de transporte público existente

Um veículo de pequena proporção com o intuito de realizar viagens tipo transfer, sendo ainda elétrico e autônomo, é a grande sacada da fabricante ZF em termos de mobilidade urbana ou transporte especial. A empresa alemã passa a oferecer não só os próprios veículos, mas também todos os serviços complementares necessários ao planejamento, implementação, operação, manutenção e reparação de sistemas autônomos de transporte de passageiros.

Segundo a ZF, suas ofertas são muito abrangentes, pois como grupo de tecnologia, fornece os sistemas de transporte, ajuda a criar o layout da rota, acompanha a instalação e comissionamento dos sistemas de transporte e oferece suporte a serviços – e, se necessário, reparos. Além disso, assessora softwares de gestão de frotas ou soluções de conectividade que garantem a conexão com a infraestrutura de tráfego – como semáforos e indicadores de velocidade – e também a comunicação com os passageiros por meio de aplicativos.

A marca também ressalta que, ao disponibilizar seu conceito avançado de mobilidade, indica, de maneira otimizada, uma modalidade complementar do sistema de transporte público existente, onde metrópoles ou cidades de médio porte também podem melhorar significativamente sua conexão com as áreas rurais próximas. Para isso, linhas ferroviárias abandonadas podem ser convertidas em rotas de shuttles autônomos a custos significativamente mais baixos do que seriam incorridos pela construção e ativação de veículos ferroviários elétricos.

No campo da rapidez das viagens, a aplicação do veículo em vias segregadas também é uma particularidade atrativa para os passageiros, já que não há atrasos devido a congestionamentos – em contraste com a condução com robo-táxis, que se movem por estradas congestionadas com usuários regulares.

O referido mini veículo que realiza essa nova modalidade de transporte tem seis metros de comprimento, 2,10 metros de largura, capacidade para 22 passageiros, potência de sua tração elétrica de 85 kW, bateria com 37 kW e tempo de recarga da mesma de 10 minutos. “Nossa solução está disponível imediatamente e pode dar uma contribuição imediata para a redução das emissões relacionadas ao tráfego local”, disse Torsten Gollewski, Head de Sistemas de Mobilidade Autônoma da ZF.

Imagem – ZF

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