O futuro do transporte urbano realizado pelo ônibus está com sua definição voltada para o extenso uso de veículos com baixa ou nenhuma emissão poluente. De acordo com a Daimler Buses, que no Brasil é representada pela Mercedes-Benz, há em desenvolvimento uma série de ações que visa alcançar a operação de modelos com alta tecnologia, por intermédio da tração limpa (baterias ou células a combustível).
Recentemente, em evento específico para divulgar suas propostas comerciais, a fabricante alemã planeja, até 2030, investir e ampliar o portfólio de seus veículos neutros em CO2, além de expandir sua oferta de serviços a fim de viabilizar a construção de uma infraestrutura elétrica completa nas instalações dos clientes.
Dessa maneira, a marca quer se destacar no mercado mundial a fim de oferecer soluções personalizadas, com zero emissões, para as necessidades de seus clientes e das cidades preocupadas em disponibilizar ambientes mais sustentáveis aos habitantes. Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, disse que apartir de 2030, para o segmento urbano, a empresa oferecerá somente ônibus neutros em CO2 na Europa, direcionando os esforços para o desenvolvimento do eCitaro totalmente elétrico. “Como fabricante e líder mundial em ônibus, nossa ambição é clara. Queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros. Dessa maneira, passaremos a adotar uma estratégia de tecnologias de propulsões alternativas, com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final dessa década”, afirmou.
O corpo de engenharia da montadora debruçou-se sobre o projeto de tração feita por hidrogênio (células a combustível), como também na produção de baterias de lítio (NMC, com maior densidade energética) de última geração e com alto nível de eficiência. Relacionado ao mercado europeu, a Daimler foca sua atenção no modelo eCitaro, ônibus com construção integral e que será disponibilizado em duas versões de tração (baterias e células a combustível).
A propulsão elétrica por meio das células a combustível será a grande novidade da fabricante em 2023 com a apresentação do eCitaro Range Extender, com piso baixo e neutro em CO2, tendo uma autonomia de até 400 quilômetros, sendo capaz de percorrer rotas mais exigentes e atender as necessidades das operadoras de transporte por veículos mais eficientes. Com a célula a combustível à base de hidrogênio, utilizada na forma gasosa a uma pressão de 350 bar, há a geração de energia elétrica, sendo que a mesma será armazenada nas novas baterias.
Aliás, ao desenvolver a inovadora tecnologia de sua bateria, a marca quis aumentar a capacidade por célula da mesma em cerca de 50%, o que permite que os ônibus atinjam autonomias de até 280 quilômetros, no caso de veículo somente equipado com a propulsão.
E não só de tecnologia veicular a Daimler Buses quer se destacar no cenário. Dar suporte ao seu cliente por intermédio de um sistema completo de serviços é essencial para alcançar desempenho operacional. Isso incluirá o planejamento de projetos, consultoria para o bom funcionamento e operação da frota elétrica, assim como infraestrutura para fornecimento de energia completa.
As operadoras de transporte poderão obter um pacote coordenado, de uma única fonte, que abrange os seus ônibus, infraestrutura de energia e recarga, software adequado para operação, serviços digitais e treinamento com foco em preparação de funcionários e atendimento pós-venda. “Isso significa que os transportadores podem obter de nós todos os módulos necessários para que os ônibus elétricos tenham um bom funcionamento. Ao viabilizarmos a infraestrutura necessária em sua garagem, gerenciamento de recarga e treinamento, estamos cumprindo o nosso objetivo para que a eletromobilidade se torne uma realidade no cotidiano do negócio de ônibus”, ressaltou Till Oberwörder.
Além do mercado europeu, a montadora também tem sua atenção focada na América Latina e Oceania, visando a expansão de seus negócios ao atender os requisitos ambientais do transporte, com a concepção de seu chassi com tração elétrica eO500U, versão para encarroçamento de terceiros e que será comercializado ainda em 2022 nas respectivas regiões.
Imagens – Divulgação
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