A operadora do transporte coletivo da cidade argentina de Córdoba, Coniferal, realizou, por um mês, o teste com o ônibus urbano Scania K280 4×2 movido a gás natural. A avaliação, em condições reais de operação, alcançou excelentes resultados.
O chassi K280 4×2 se destacou pelo baixo ruído emitido, conforto, inovação em segurança e cuidado com o meio ambiente. Ele percorreu o trajeto “Ciudad Universitaria ao Barrio Arenales”, feito pela linha 66, acumulando um total de 3.300 km durante o teste. Trata-se de uma rota que tem a diversidade de características topográficas, o que permitiu uma análise de dados muito valiosa, bem como a verificação de que pode ser alcançada em termos de redução dos custos operacionais.
Os testes também incluíram as análises de emissões de ruído, vibrações, desempenho do ônibus, raio de giro, velocidade e consumo de GNV. Segundo Hernán Monasterio, gerente de Vendas da Região Central da Scania Argentina, os resultados foram alcançados pelo sistema de Gestão de Frotas da montadora, além dos dados fornecidos pela equipe da transportadora durante a experiência. “A baixa poluição sonora, a redução de gases poluentes, a qualidade e os benefícios que proporciona para um transporte mais sustentável foram, entre outros, os aspectos valorizados, tanto pelos passageiros, como pelo operador”, disse ele.
Já Miguel Tolosa, gestor de Tráfego e diretor da Coniferal S.A. ressaltou que o ônibus é uma unidade de qualidade diferenciada. “Sua agilidade e conforto são sentidos pelo passageiro que expressa a melhora no nível de serviço. Analisamos que podem ser alcançadas economias de até 40% nos custos operacionais. Estamos verificando a incorporação desse tipo de veículo para conseguir, no curto ou médio prazo, uma frota mais ecológica”, observou.
A Coniferal tem 53 anos de experiência, opera em 22 linhas e transporta quase quatro milhões de passageiros por mês, percorrendo um milhão e quatrocentos e cinquenta mil quilômetros nesse período.
No que tange a tecnologia veicular, o modelo da Scania (Green Efficiency) é equipado com motor de 9,3 litros ciclo Otto, com 280 cavalos de potência, cumprindo a norma Euro VI e com autonomia estimada de 300 quilômetros.
Imagem – Divulgação
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