Biometano é realidade no transporte espanhol

O uso do biometano, segundo informa a Scania, dependendo da sua origem, pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões de CO2, 70% de redução de NOx e 90% de redução de material particulado

Enquanto no Brasil, o país do futuro, o biometano é tido como o combustível que se adequa perfeitamente no compromisso pela redução dos efeitos negativos causados pela poluição dos sistemas de transporte, na Espanha ele tem importante participação na tração de veículos comerciais. A empresa Moventis TCC, pertencente ao grupo Moventia, que realiza o transporte urbano em Pamplona e 17 municípios da Comunidade da Comarca, irá receber 13 novos ônibus da marca Scania, com chassis equipados com motorização a gás natural, também harmonizada com o biocombustível.

Os veículos são as primeiras unidades atendendo a norma de emissões Euro 6E na Espanha. O biometano será produzido a partir dos resíduos coletados na região onde atuarão. De acordo com a Scania, o modelo de chassi dos ônibus é mais leve (150 kg) e incorpora a nova geração de motores a GNV (gás natural comprimido) com potência de 340 cv de potência e torque de 1.500 Nm. Ainda tem a caixa de câmbio Ecolife II. Segundo a marca, seu novo motor é capaz de reduzir o consumo de combustível em 15%.

O uso do biometano, segundo informa a montadora, dependendo da sua origem, pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões de CO2, 70% de redução de NOx e 90% de redução de material particulado em relação aos seus equivalentes a diesel. Além disso, são 50% mais silenciosos.

Imagem – Scania Espanha

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Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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