Tecnopolo assessora a Agrale

A empresa presta serviços de simulação e testes, e conta com laboratório de testes, simulações numéricas computacionais

O processo de homologação do veículo Marruá AM200 MO, produzido pela montadora gaúcha Agrale, foi realizado pela empresa Tecnopolo Engineering Services, departamento de engenharia de simulação e testes com elevada capacidade pertencente à Marcopolo. Os trabalhos envolveram testes experimentais e ensaios em um veículo escolar fora-de-estrada, em atendimento às exigências do Contran, Denatran, Cetesb e ABNT.

Foram realizados testes de inclinação lateral e estruturais (Tilt test). No caso da inclinação, o Marruá AM 200 MO foi submetido a uma inclinação lateral de 28° para verificar sua estabilidade e nos testes estruturais, o módulo representativo recebeu uma carga de 5 mil quilos no teto que não poderia colapsar (se romper). Em ambos os casos, o veículo atendeu às normas regulamentares. Além desses testes, a Tecnopolo pode realizar testes de estabilidade lateral, Rollover R66 e Sound Camera (diagnóstico visual de fonte de ruído em veículo).

Marcos Toss Molon, engenheiro líder do setor Testes e Confiabilidade da Tecnopolo, comentou que os conhecimentos de engenharia e a capacidade técnica da empresa podem otimizar sensivelmente os desenvolvimentos que diferentes companhias precisam fazer para validar e homologar seus produtos. “Este é o primeiro cliente externo que conquistamos e demonstra a nossa capacidade em oferecer serviços de simulação e testes experimentais para empresas interessadas e que não dispõe internamente de equipe e recursos técnicos, e infraestrutura para validação de produtos ou componentes”, disse.

A empresa presta serviços de simulação e testes, e conta com laboratório de testes, simulações numéricas computacionais – CAE -FEA – CFD, e testes e análises experimentais. Foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Geração 8 de ônibus rodoviários, promovendo teste e análises de durabilidade de materiais, resistência mecânica, segurança veicular, instrumentação, conforto térmico e aerodinâmica, entre outros, que garantiram a eficiência e o sucesso de mercado da nova linha da companhia.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *