O transporte coletivo urbano pode ter um aliado ambiental em suas operações. Trata-se do propulsor a gás natural, que também pode ser movimentado pelo biometano, esta uma opção de grande valor na pegada de carbono. Pensando nisso, a FPT Industrial apresentou, há poucos dias, o seu motor FPT N60 CNG para ônibus. Ele é alimentado 100% por GNV, GNL (liquefeito) ou biometano, com a tecnologia de injeção MPI – Multipoint e combustão estequiométrica -, garantindo o melhor consumo de combustível da classe e níveis de ruído inferiores, segundo informou.
A fabricante ressaltou que a Série NEF é mais compacta, eficiente e econômica na categoria de caminhões e ônibus de 6 a 18 toneladas. Sua potência é de 204 hp (150 kW), com torque máximo de 750 Nm a 1.400 rpm. Para a FPT, o gás natural é o combustível mais ecológico para motores de combustão interna, capaz de trazer vantagens ambientais significativas, como melhora da qualidade do ar, reduzindo significativamente as emissões de CO2, além de baixar consideravelmente o ruído do motor. “A energia do futuro, associada ao uso de combustíveis como o gás natural, apresenta como benefícios menor consumo, maior eficiência operacional e considerável reduções de emissões, privilegiando o uso consciente dos recursos naturais”, disse Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.
A marca também destaca os mais de 70.000 motores dessa tecnologia vendidos globalmente, sendo amplamente utilizados no transporte realizado por ônibus em países como Espanha, Itália, Holanda, China e Israel. Somente na América do Sul, cerca de 1.000 ônibus são movidos pelos motores a gás da fabricante, em países como Peru, Bolívia, Colômbia e Argentina.
Imagem – Divulgação
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