A Enel X, empresa de soluções em energia do Grupo Enel, olha para a eletrificação do transporte urbano feito pelo ônibus com uma especial atenção em nosso País. Recentemente, ela divulgou que está realizando estudos de viabilidade de projetos de mobilidade para o uso de ônibus elétricos em mais duas cidades brasileiras: Curitiba (PR) e Angra dos Reis (RJ).
Em ambos os casos, a empresa será responsável pela infraestrutura de recarga dos veículos utilizados nos respectivos projetos, além de dar todo o suporte técnico necessário a garantir o êxito dos pilotos e contribuir com dados para aprimorar os estudos técnico-financeiros. Ainda, conforme informou, durante o período de testes serão analisados os indicadores operacionais de manutenção desse tipo de veículo e como funciona o sistema eletrônico dentro das características do trajeto determinado. Também serão verificados a autonomia dos ônibus, tempo de carregamento, custo da operação, a necessidade por treinamentos internos e o conhecimento sobre os eventuais desafios de uma frota elétrica.
Segundo Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil, a empresa quer trazer ao País uma experiência integrada, tendo como principais entregas os ônibus elétricos e infraestrutura de recarga, em parceria com grandes montadoras. A empresa busca promover a transição energética da mobilidade urbana e ações sustentáveis que garantam mais qualidade de vida para moradores e empresas de cidades inteligentes. “Eletrificar a frota de ônibus é um passo fundamental no caminho para cidades mais inteligentes e sustentáveis. A Enel X vai empregar toda sua expertise como líder em mobilidade, trazendo benefícios para a sociedade”, disse ele.
Sua participação nesse contexto se dá em grandes projetos de mobilidade elétrica da América Latina, sendo responsável por tecnologias instaladas em quatro países da região e cerca de 50% dos ônibus elétricos na Colômbia, Peru e Chile. Por aqui, a companhia chegou para incentivar a mobilidade elétrica nos principais centros urbanos.
Em sua visão de negócios, a operação piloto contribuirá para a avaliação da qualidade e as vantagens do ônibus elétrico para os cidadãos, tendo expectativa de que as informações ajudem no planejamento do futuro da mobilidade nas cidades, com a substituição gradual da frota, e, ainda, sendo possível comparar o ônibus elétrico com um veículo tradicional, movido a óleo diesel, para uma percepção mais clara sobre os benefícios econômicos e de sustentabilidade ambiental.
Imagem – Divulgação
0 comentários