A cidade de Lorient, localizada no noroeste da França, e sua aglomeração comunitária, com 25 outras comunas ou municípios, está empenhada em construir uma rede de transporte coletivo utilizando veículos de nova geração com tração limpa até 2030. Para isso, recebeu, recentemente, 10 novos ônibus equipados com motores que funcionam com biometano. No contexto da transição energética e para atingir a neutralidade em carbono até 2050, a Lorient Agglomration estabeleceu como objetivo reduzir em 78% as suas emissões de gases com efeito de estufa no setor dos transportes.
A atual frota de ônibus será substituída, gradualmente, por modelos tracionados pelo biometano e, também, por hidrogênio, tecnologia que deverá ser adotada em 2023.
Dentro de seu contexto de descarbonização da frota, os 10 primeiros ônibus movidos com o biocombustível integrados à frota substituem os veículos a diesel que chegaram ao fim de sua vida útil. São 8 ônibus articulados, com 18 metros de comprimento, e duas unidades convencionais, com 12 metros. De acordo com o poder municipal de de Lorient, o valor do investimento nos novos veículos é de cerca de € 5.000.000 (€ 370.000 para a versão com 12 metros e € 465.000 para o ônibus articulado).
Fabrice Loher, presidente da aglomeração de Lorient e prefeito de Lorient, disse que a transformação energética é um grande eixo de sustentabilidade ambiental para o seu mandato. “A Aglomeração de Lorient não deve perder este encontro para se tornar o centro de referência em energia limpa. Nesse contexto, o hidrogênio e o biometano são caminhos promissores para reduzir as emissões de poluentes atmosféricos e, assim, combater o aquecimento global. Devemos apoiar o desenvolvimento desta nova energia limpa, desde a produção até a operação, que tem a capacidade de constituir todo um ecossistema econômico integrado que mobilizará novas atividades, proporcionando muitos conhecimentos e empregos para o Pays de Lorient”, observou.
A Aglomeração informou que, após estudos sobre a transição energética da frota de ônibus, foram escolhidas as opções entre biometano e hidrogênio verde para o uso nas trações limpas ao longo prazo, numa proporção de 80 e 20%, respectivamente. Para isso acontecer, a gestão pública local vem investindo na implantação da infraestrutura necessária de abastecimento dos biocombustíveis nas garagens da transportadora.
Imagens – Iveco Bus
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