Um dos maiores aeroportos do mundo terá uma frota de ônibus elétricos para o transbordo de seus passageiros entre os terminais e as aeronaves. O Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), Califórnia, receberá da fabricante chinesa BYD de veículos elétricos 20 novos ônibus articulados, com 18 metros de comprimento.
De acordo com informações da montadora, seu modelo de ônibus elétrico (100% a bateria) tem autonomia de mais de 400 quilômetros por recarga e capacidade para até 120 passageiros, dependendo de sua configuração, e a nova frota é projetada para reduzir as emissões de dióxido de carbono de 308 toneladas de GEE (Gases do Efeito Estufa) para zero emissões – o equivalente a economizar mais de 128.704 litros de gasolina ou remover 66 veículos de passeio convencionais da estrada por um ano inteiro.
A diretora executiva Adjunta do Grupo de Programas Ambientais da LAWA (gerenciadora do aeroporto em questão), Samantha Bricker, disse que esses ônibus elétricos representam um passo importante em termos de sustentabilidade e redução da pegada de carbono. “Eles substituem 14 motores movidos a diesel e estão expandindo nossa capacidade de ônibus com bateria. Estamos buscando uma redução substancial nas emissões, o que significa um ar mais limpo para os passageiros do aeroporto e a população do entorno”, comentou.
A BYD entrou no mercado norte-americano em 1999 e já investiu cerca de 300 milhões de dólares no país. Além de entregar ônibus elétricos para mais de 40 clientes dos EUA – incluindo o Facebook, a universidade de Stanford, UCLA, UCI e a companhia de trânsito de Long Beach – ela já introduziu uma gama de caminhões elétricos para importantes clientes, como SF Goodwill, o porto de Los Angeles e Daylight.
Com a nova frota de ônibus, o aeroporto LAX está mais perto do cumprimento do Requisito de Veículos movidos a Combustíveis Alternativos iniciado em 2017, ano em que seus ônibus transportaram mais de 2,4 milhões de passageiros em mais de 53.000 viagens.
Aqui no Brasil, a marca BYD irá fornecer 200 caminhões elétricos para a empresa Corpus Saneamento e Obras visando o uso urbano. O negócio faz da Corpus a primeira empresa no mundo ocidental a formar uma frota dessa magnitude para a realização do serviço de coleta e processamento de lixo. O fornecimento das 200 unidades será escalonado, com entregas anuais até o ano de 2023.
0 comentários