A encarroçadora gaúcha Marcopolo, uma das líderes mundiais em termos de produção de ônibus, afirmou, recentemente, que está preparada para atender a demanda de veículos elétricos para o transporte coletivo urbano brasileiro. A fabricante informou que tem duas frentes de ação na sua estratégia para a descarbonização e eletrificação do transporte coletivo urbano no Brasil: o ônibus 100% elétrico Attivi integral e o fornecimento de carroçarias para os diferentes modelos de chassis, equipados com trações de todos os tipos, disponibilizados pelas montadoras.
No tocante ao seu modelo de ônibus 100% elétrico, ele tem mais de 60% dos componentes de origem nacional, sendo que dessa forma, a companhia se torna uma das principais fabricantes de soluções eletrificadas do País. O Attivi utiliza o conceito de chassi elétrico e carroçaria que a coloca na vanguarda da produção e modernização de veículos identificados para o modelo de transporte sustentável.
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo, disse que a empresa investe ativamente no desenvolvimento de veículos sustentáveis e, durante mais de cinco anos, testou protótipos com diferentes configurações e condições de operação para garantir que o veículo 100% da companhia incorporasse as soluções mais modernas do mundo. “A partir do momento que tivermos encomendas e planejamento de entrega, a Marcopolo pode produzir e fornecer ônibus elétricos para qualquer cidade do Brasil, inclusive São Paulo, ainda em 2023”, comentou ele.
Ainda, de acordo com a fabricante, neste cenário, o Attivi atende, não apenas as especificações, mas também as condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades brasileiras, que em geral é de vida útil de 15 anos. Tendo veículos homologados no País, a marca de Caxias do Sul, RS, ressaltou sua capacidade para fabricar mais de 1.000 unidades do modelo elétrico ainda em 2023.
Imagem – Divulgação
0 comentários