Há 60 anos com trólebus

Cidade eslovaca mantém seu interesse no modal

Nem tudo gira em torno do ônibus a bateria. A empresa de transporte da cidade eslovaca de Prešov (Dopravný podnik mesta Prešov; DPMP) assinou um contrato com a fabricante checa de ônibus SOR Libchavy para a aquisição de quatro trólebus do modelo SOR TNS 12, equipados com bancos extras de baterias que serão recarregadas em movimento. Tal tecnologia será fornecida pela empresa Cegelec.

O trólebus faz parte de Prešov, localizada no leste da Eslováquia, há 60 anos, em operação desde 13 de maio de 1962 (tecnologia ainda longeva). Desde então, eles se tornaram, gradualmente, a espinha dorsal do transporte público local, à luz das vantagens ecológicas e econômicas de seu conceito. Procurando desenvolver ainda mais seu sistema de transporte público, a cidade visa incluir o trólebus com baterias de tração em áreas onde não há linhas aéreas. Com o sistema de recarga é possível uma autonomia de 12 quilômetros sem a infraestrutura.

O investimento nos quatro trólebus é de pouco mais de 1,84 milhão de euros, financiados pela União Europeia. “Para nós, o pedido da DPMP é uma continuação da cooperação bem-sucedida de anos anteriores. Há poucos meses, concluímos a entrega de 15 novos ônibus a diesel e em julho passado concluímos com sucesso a licitação para a entrega de cinco ônibus elétricos de pequeno porte. Agora entraremos com nossos trólebus, que já estão sendo produzidos na versão do modelo NS”, disse Filip Murgaš, diretor de Vendas e um dos diretores-gerentes da SOR Libchavy.

Os novos trólebus serão equipados com ar-condicionado, portas USB, um moderno sistema de informação a bordo e terá a presença de câmeras. Eles deverão ser entregues até o final de 2023.

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