O desenvolvimento da nova linha T foi guiado por quatro temas principais – aerodinâmica, design, conforto e segurança. A marca, uma das principais na área de criação e produção de ônibus para o mercado europeu, manteve sua tradição por veículos sóbrios e ao mesmo tempo modernos, com configurações que proporcionam a melhor sensação nas viagens.
Dentre os aspectos observados nos novos modelos, o desenho externo, certamente, é a marca tradicional e conhecida promovida no típico estilo de Van Hool. As linhas horizontais dianteiras e traseiras, juntamente com a faixa cromada na lateral do veículo, tornam a versão T instantaneamente reconhecida como um ônibus de luxo, com os seus sutis elementos e a superfície preta brilhante entre os faróis, que enfatizam a linguagem equilibrada e que também dão uma aparência premium.
Internamente, os modelos trazem uma atmosfera totalmente nova, chamando imediatamente a atenção. Todas as superfícies receberam materiais de acabamento que as tornam bem inovadoras, resultando em um efeito de iluminação suave e luxuoso, proporcionando um ambiente agradável, tanto para passageiros, como para motorista. Aliás, o cockpit do condutor foi remodelado, recebendo um novo painel, promovendo fácil alcance à todos os instrumentos, sendo projetado e reorganizado ergonomicamente, equipado com um display digital e um sistema multimídia atualizado com tela sensível ao toque e teclas físicas que lhes facilitam o trabalho.
O salão de passageiros conta com materiais com cores agradáveis em ambiente premium, luxuoso e redesenhado. O departamento de design da Van Hool desenvolveu especialmente um novo interior atmosférico, onde materiais e cores foram habilmente selecionados com um senso de estilo e classe.
O conforto é outro aspecto que recebeu total atenção. As novas poltronas são, ao mesmo tempo, mais leves e confortáveis, com uma ampla gama de opções de acabamento. Com uma economia de peso de 5 a 6 kg por assento, o consumo de combustível também foi reduzido. O porta-pacotes foi reprojetado, com aumento de sua área. A Van Hool desenvolveu um novo sistema de climatização para a nova gama T. Graças à nova tecnologia, o novo sistema de controle de temperatura esfria e aquece melhor e mais rápido, além de ser mais eficiente em termos energéticos do que a geração anterior, como também mais silencioso.
A segurança também é fundamental no novo projeto T. Há diversos sistemas e funções, como o Turning Assist, que detecta a presença de pessoas junto ao veículo e avisa o condutor, caso ele pretenda fazer uma conversão; PCW, Pedestrian Collision Warning: detecta pedestres em movimento na frente do veículo e avisa o motorista em caso de colisão iminente; SLI, indicação de limite de velocidade: reconhece sinais de trânsito com indicação de velocidade e os exibe no painel; reconhecimento de sinais de trânsito: reconhece os sinais de trânsito; HMW, Highway Monitoring Warning, tecnologia que avisa o motorista se a distância do veículo à frente for muito pequena; e lembrete de sinal de mudança de direção, avisando o motorista sobre um indicador de direção deixado aceso por muito tempo. Os espelhos retrovisores podem ser substituídos por sistema de câmeras, aumentando, ainda mais, o campo de visão em torno do veículo.
A gama T 2023 será, inicialmente, comercializada nas versões Alicron (12-13 metros), T Acron (10-14 metros) e T Astron (13-14 metros), todas com um piso. A motorização será PACCAR-DAF Euro VI NG (11 e 13 litros) com uma faixa de potência de 270kW/367hp a 390kW/530hp. A transmissão terá as opções automatizadas (ZF TraXon) e caixas automáticas (ZF EcoLife e Allison).
Imagens gentilmente cedidas por Van Hool
0 comentários