Se hoje, o setor industrial brasileiro conta com a oferta de diversos modelos de instrução técnica e aperfeiçoamento de seus colaboradores, com estabelecimentos próprios ou terceirizados que promovem o conhecimento e a formação de uma mão de obra especializada, tudo começou lá na primeira metade da década de 1960, sendo uma das precursoras nesse contexto a montadora Mercedes-Benz, com a sua escola volante que passou a percorrer o País.
A criação desse tipo de ensino técnico foi em virtude da atualização dos profissionais de manutenção de concessionários, revendedores e frotistas localizados em distantes cidades da fábrica implantada em São Bernardo do Campo, SP. Naquela época, não era tão simples o deslocamento de grupos de mecânicos para a sede da empresa (altos custos, dificuldades na logística), por isso surgiu esse modelo itinerante de aprendizado.
A Mercedes-Benz disponibilizava dois ônibus, modelo O-321 HL, equipados com ferramentais, materiais didáticos, além de motores, diferenciais e caixas de transmissão em cortes que permitiam a melhor compreensão do funcionamento desses componentes. Os profissionais da manutenção recebiam diversas instruções que lhe permitiam a noção exata do funcionamento dos produtos da marca, como o uso das ferramentas essenciais, teorias sobre o funcionamento e manutenção do motor, da caixa de câmbio, da suspensão, da carroçaria, bem como no processo burocrático relacionado a solicitação de peças, finalização de revisões, encaminhamento de notas fiscais e preenchimento de fichas técnicas.
Os ônibus percorriam as diversas regiões por onde havia algum concessionário da marca, com a programação dos cursos avisada antecipadamente para que o pessoal envolvido pudesse ser matriculado. Os instrutores, dois, também conduziam os veículos e atuavam como marketing da fabricante, proporcionando um alto nível de ensino. O fato exigia deles um compromisso com total dedicação ao trabalho, sendo ainda atualizados, periodicamente, para que seus conhecimentos fossem amplamente propagados.
Além dos ônibus, a marca da estrela de três pontas viabilizou o seu caminhão com um reboque equipado com a mesma estrutura para o devido ensinamento da arte indispensável para os cuidados de motores e máquinas.
A montadora também foi pioneira em disponibilizar instruções sobre seus produtos por intermédio de informações técnicas constantes em revistas segmentadas na época, aumentando assim o caráter do bom relacionamento com os seus clientes, facilitando-lhes o cotidiano da manutenção, com o objetivo de oferecer aos profissionais das respectivas áreas, os procedimentos que permitiam a correta manutenção e a maior durabilidade de componentes e peças, com extensivo foco na segurança e no desempenho veicular.
Muitos anos se passaram, até chegar a este momento, em que a Mercedes-Benz conquistou um lugar ao sol, sendo a líder na comercialização de ônibus no mercado brasileiro, com veículos, soluções e serviços oportunos para cada nicho operacional, de acordo com as necessidades dos clientes. Dentre a sua estrutura fabril, o Center Bus ou Centro Especializado em Ônibus, disponibiliza uma estrutura exclusiva para os negócios de ônibus, com assessor exclusivo apoiando os clientes no monitoramento da frota e no treinamento de motoristas e mecânicos para o seu negócio.
Imagens – Reprodução revista Transporte Moderno
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