No setor produtivo de ônibus no Brasil, os primeiros lances em direção à modernização de conceitos se devem à montadora General Motors, que logo no começo da década de 1950 apresentou ao mercado seu produto concebido sob a forma indicada para a realidade local, com características de robustez e durabilidade.
Tratava-se do ônibus urbano ODC 210 ou o Coach GMB, que saiu da linha de produção após longos estudos promovidos pela engenharia em sua planta nacional. Com o chassi e o motor Detroit diesel de 147 cv importados dos Estados Unidos, a carroçaria fora um projeto brasileiro, feita de aço, com capacidade para 47 passageiros. O motor, por si só, localizado na traseira do veículo, já era uma grande novidade por aqui.
Nesta peça publicitária, a marca destacava que seu novo ônibus foi o primeiro a ter motor traseiro e o aspecto desenvolvido para ser um veículo ideal no transporte de passageiros e não um simples caminhão encarroçado.
Em 1953, a montadora apresenta a versão rodoviária do modelo, com transmissão específica para as operações e um acabamento interno mais caprichado, salientando o conforto dos passageiros. Lembrando que a incursão da General Motors Brasil no segmento não passou da mencionada década.
Imagem – Acervo Tony Belviso
0 comentários