Tradicional no segmento de transporte de passageiros sobre pneus, o Grupo Borborema, com sede na cidade do Recife, aposta no recapeamento dos pneus utilizados em seus ônibus. O conglomerado conta com duas companhias que atuam no transporte de passageiros – a Rodoviária Borborema, operando com 100 ônibus em 29 linhas do sistema intermunicipal, e a Borborema Imperial Transportes.
Para tal feito, o Grupo tem parceira com a Continental Pneu, iniciada em 2016, e que já gerou diversos benefícios, como a redução em 10% no custo por quilometro rodado. Osvaldo Faria, gerente operacional na Rodoviária Borborema, destacou que o custo do pneu recapado é 50% inferior quando comparado ao investimento necessário para a compra de um novo. Ele chama a atenção para o fato de que a banda ContiTread usa um composto específico na banda de rodagem, que é compatível com a carcaça do pneu Continental. “Com o avanço da tecnologia, hoje são desenvolvidos produtos que melhoram muito pontos cruciais para a nossa operação, como é a questão do rendimento quilométrico. E isso ocorre tanto com a banda de rodagem da Continental aplicada em segunda vida, como com o pneu novo”, explicou.
De acordo com a fabricante dos pneus, suas as bandas de rodagem ContiTread não se limitam à redução dos custos operacionais para as frotas, sendo que o meio ambiente também se beneficia da ampliação da vida útil de um pneu, uma vez que o processo de reciclagem gera uma economia de 50 quilos de matéria-prima. “Nossas bandas não apenas fazem com que o pneu recapado pareça novo, mas que também rode como um pneu novo. Nosso objetivo é prover ao nosso cliente final o menor custo total de direção, prolongando a utilização do pneu e protegendo, assim, o investimento realizado em sua aquisição”, observou Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental para a região Mercosul.
Para o Grupo, o processo de verificação meticulosa dos processos e procedimentos relacionados à manutenção dos pneus efetuada pela equipe técnica da Continental na empresa é muito importante. “Eles nos apresentaram sugestões importantes de melhoria. Uma vez implementadas, elas resultaram ao longo do tempo em uma melhora significativa de 10% no rendimento quilométrico dos pneus e na reforma de 200 pneus por mês”, finalizou Faria.
Imagem – Divulgação
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