A fabricante de powertrain elétrico para ônibus urbanos na América do Norte, BAE Systems, divulgou, recentemente, que negociou 1.085 unidades de sua tecnologia, por intermédio de cinco grandes contratos desde março, para entregas futuras, de dois a três anos. De acordo com a empresa, os ônibus serão equipados com o sistema de controle e transmissão elétrica de terceira geração (Gen3*), desenvolvido para veículos híbridos médios e pesados, elétricos a bateria e elétricos com célula a combustível de hidrogênio.
A BAE informou que os mais recentes fornecimentos foram firmados em maio, com as montadoras de ônibus Nova Bus e a ENC (ELDORADO NATIONAL-CALIFORNIA). Para a Nova Bus, ela irá fornecer o sistema de propulsão elétrica Gen3 para 124 unidades do modelo LFSe+, com 12 metros de comprimento (equipado com bateria de longo alcance) para entrega em um período de dois anos a partir de 2024, com um potencial pedido adicional de até 405 unidades em opções nos próximos quatro anos. Os veículos serão utilizados pela Toronto Transit Commission (TTC), do Canadá, e o contrato representa o primeiro fornecimento de ônibus LFSe+ para a mencionada operadora.
No que diz respeito a ENC, o negócio envolveu um novo fornecimento de 19 ônibus Axess EVO-FC incorporados de célula a combustível para a Foothill Transit, operador de transporte público da Califórnia. Os veículos terão a tecnologia de alta capacidade da Plug Power e sistema de propulsão elétrica Gen3, com autonomia de até 640 quilômetros, com reabastecimento de hidrogênio entre 12 e 20 minutos. A ENC foi a primeira fabricante de ônibus a concluir o teste FTA Altoona de 12 anos/500.000 milhas para um ônibus elétrico movido com célula a combustível em 2018.
Entre abril e maio deste ano, a fabricante fechou o maior pedido para fornecimento de sistemas de propulsão elétrica de ônibus da América do Norte – até 1.229 ônibus elétricos -, um pedido básico de 339 LFSe+ e opções para mais 890 unidades – para entrega em cidades da província de Québec.
Ainda, segundo a BAE Systems, seu conceito Gen3 tem uma característica fundamental, que é a modularidade do sistema de controle do inversor – referido como seu Sistema Modular de Controle de Potência (MPCS) -, cuja principal função é controlar o motor de tração primário, além do potencial de adicionar módulos para aumentar ou reduzir armazenamento de energia. O MPCS, por exemplo, permite que a Nova Bus expanda e/ou reduza a capacidade da bateria de cada ônibus com relativa facilidade, pois seu recurso possui combinadores de bateria adicionais.
Imagem – Divulgação
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