A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP) lançou no primeiro semestre deste ano o projeto ComPARTIR FRESP, uma proposta que tem como objetivo estimular os empresários do setor do fretamento na busca da excelência dos serviços prestados e na melhoria da qualidade do transporte e da gestão empresarial. De acordo com a associação, em um ambiente extremamente competitivo e de avanços contínuos em tecnologia, as empresas precisam, cada vez mais, voltar os olhos para gestão e inovação.
A primeira edição dessa ação foi realizada na operadora mineira Rouxinol Viagens e Turismo, empresa que ganhou por dois anos o Prêmio ANTP de Qualidade – premiação que é referência nacional no setor de transportes para excelência da qualidade e gestão. O ComPARTIR FRESP permitiu aos empresários participantes um maior conhecimento do cotidiano da transportadora, por meio de apresentação com diretores e gerentes da Rouxinol sobre diversos temas, dentre eles, fidelização, inovação, sistemas e processos, indicadores, entre outros. Com uma visita às instalações empresa, também foi possível conhecer de perto a Estação do Futuro, onde é tratada a água dos inservíveis e dos recicláveis, o Totem para interação com os motoristas, o setor de roteirização, entre outros. “A troca de experiências acelera o processo de tomada de decisão, da revisão de processos e da implantação de inovação”, afirma. “Além disso, acreditamos e investimos em gestão e inovação, otimizando processos, aplicando ferramentas de controle, novos sistemas, integração de dados e novas tecnologias que possam ser adaptadas para a atividade do fretamento”, destacou Clever de Castro Junior, diretor Administrativo e Financeiro da Rouxinol.
Um dos participantes da visita, Cláudio Roberto Moreira, da Viação Mimo, de Jundiaí (SP), comentou que é preciso criar projetos de avaliação, motivação e satisfação dos colaboradores, além de implantar processos e métricas de desempenho para toda a área de gestão. “As empresas que não se preocuparem com as inovações que surgem a uma velocidade impressionante e não implantarem modelos de gestão modernas estarão fadadas a desaparecerem deste mercado tão competitivo e ameaçador em que vivemos hoje”, disse. O operador ainda observou que tudo ao redor da operação caminha para o compartilhado. “E como temos essa preocupação de melhoraria contínua dos nossos serviços, com garantias do resultado operacional e sempre pensando no controle e redução de custos, além de acompanhar as tecnologias que podem ser aplicadas para o transporte, não poderíamos ficar de fora deste importante projeto da FRESP e ANTP”, explicou Moreira.
A diretora executiva da FRESP, Regina Rocha, ressaltou que o sucesso da primeira edição mostra o quanto é importante se pensar em gestão e principalmente no compartilhar experiências e cases de sucesso. “Com o avanço da tecnologia e concorrência acirrada, sai na frente aquele que está disposto a receber informação, a enxergar o que é preciso mudar e colocar em prática”, afirma. “O sucesso da primeira visita nos motivou a lançar oficialmente o projeto, que deve contar com três edições por ano inicialmente”, disse.
A revista AutoBus teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura e os métodos administrativos da Rouxinol e pode, sem dúvidas, destacar o compromisso da empresa em promover um ideal voltado para a qualidade da operação, dos serviços, disponibilizando sempre a segurança, a boa relação com seus colaboradores e a eficiência no atendimento aos seus clientes.
Conhecer as instalações da transportadora dá uma real noção do que é a paixão pelo negócio e o interesse em provocar reações favoráveis e intercambiáveis em prol de um modelo sustentável de gestão.
Imagens – Divulgação
0 comentários