Ao completar 65 anos presentes no País, mostra que seu futuro guarda grandes transformações e inovações, numa sequência de decisões estratégicas, globais e nacionais, responsáveis por fortalecer a empresa de tecnologia no campo da mobilidade, tornando-a cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.
Reconhecida por desenvolver e produzir alta tecnologia aliada aos mais diversos e modernos componentes, a marca dá a sua contribuição para o avanço das soluções digitais presentes nos veículos e, também em implementos rodoviários. Hoje, sua presença se estende, por exemplo, para os setores agrícola, de construção, energia eólica, marítimo e fluvial, além da forte atuação no setor da reposição de peças, com a ZF Aftermarket.
No segmento de ônibus, a sua história de relação comercial com o modal é antiga e hoje, o seu portfólio é composto por transmissões, embreagens, componentes de chassi e direção, além do monitoramento de pressão dos pneus. Seu plano de negócios envolve a maior eficiência, conforto, eletrificação e sistemas de assistência ao motorista, sempre orientado à segurança, aspecto fundamental na mobilidade.
A fabricante disponibiliza desde o ano de 2000, a transmissão automática ZF Ecomat, destinada a ônibus urbanos e rodoviários, além de aplicações especiais como veículos militares. Segundo informa, seu recurso tecnológico reduz consideravelmente o estresse do condutor, uma vez que elimina a necessidade de se acionar constantemente o pedal de embreagem e a alavanca de câmbio.
A primeira unidade fabricada foi uma transmissão 4HP500, fornecida para a Volvo, seguindo, depois, pelas outras gerações – Ecomat 1, Ecomat 2, Ecomat 2 Plus e Ecomat 4, equipando diversos veículos na América Latina.
Há, ainda, outro modelo, a transmissão automática ZF EcoLife, fabricada em Friedrichshafen, Alemanha, tecnologia que ressalta a segurança dos passageiros, a redução do consumo de combustível e a maior produtividade nas operações. Esse componente equipa diferentes modelos de ônibus de diversas marcas, que estão em operação em mais de 30 cidades no País.
A ZF salienta que, em conjunto com o seu software exclusivo, seu modelo EcoLife trabalha com uma distribuição de marchas de seis velocidades mais inteligente, em um regime de torque mais econômico para o motor.
Também, para ônibus, a marca disponibiliza a transmissão PowerLine, baseada no design de referência da transmissão automática de 8 velocidades 8HP, com alta performance e com menos peças móveis, atrito reduzido e menor volume de fluido lubrificante. Segundo a ZF, sua tecnologia oferece um custo total de propriedade (TCO) incomparável com manutenção mínima, o melhor potencial de eficiência de combustível da categoria na casa dos dois dígitos e algoritmos de mudança altamente integrados que promovem um desempenho de aceleração superior de até 15%.
No que diz respeito a eletromobilidade, a ZF dispõe do eixo elétrico AVE 130, já homologado para produção em série no País. Trata-se de um eixo que pode ser utilizado em configurações elétricas – a baterias ou célula a combustível. Em razão do desenho plano, os fabricantes têm grande liberdade quanto ao design do interior do veículo. O componente também pode equipar modelos de ônibus de piso baixo.
Outro detalhe são os dois motores assíncronos, refrigerados com água em cada roda, com potência individual de 125 kW, totalizando 250 kW, o que corresponde a 340 cavalos de potência.
Imagens – Divulgação
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