Há pouco tempo no mercado, o diesel R5, combustível produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que contém uma parcela de diesel verde (HVO, em inglês), podendo variar de 5% (Diesel R5) até 10% (Diesel R10), promete ser uma solução ambiental para ser usada em veículos comerciais brasileiros.
E, quem já está apostando nisso é a fabricante de chassis Volvo, a primeira do País a utilizar o combustível, sendo considerado uma alternativa sustentável no ciclo diesel. O diesel com conteúdo renovável é produzido pela Petrobras e está disponível no mercado. De acordo com informações, neste ano, a empresa ampliará em aproximadamente 150% sua capacidade de produção do diesel R5 na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, PR.
Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo, disse que todo o consumo da fábrica de Curitiba passa a ser com este novo combustível, desde o primeiro abastecimento do tanque dos veículos que saem da linha de produção, passando por todo o trabalho nas pistas de testes, até outras tarefas e avaliações feitas em laboratório.
Já Guilherme Malucelli, diretor de projetos e inovação industrial da Volvo, ressaltou que, cálculos mostram que a adoção do R5 dentro da planta trará uma significativa redução nas emissões industriais. “A cada 10m³ de diesel R5 consumidos há redução de uma tonelada de gases que provocam o efeito estufa”, disse.
A Volvo salientou que tem metas ambiciosas e globais na área ambiental, com objetivo de reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos ofertados pela marca até 2030 e em 100% até 2040. “A contribuição para um transporte comercial sustentável também passa pelas operações industriais em todo o mundo, que gradativamente vêm diminuindo o nível de emissões, como está ocorrendo no Brasil. Na Europa, a marca já tem fábricas totalmente livres de CO2, como em Skövde (Suécia) e Ghent (Bélgica)”, observou Alan Holzmann.
Imagem – Divulgação
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