A história da fabricante de ônibus do Reino Unido, Alexander Dennis, vem de longe. Em 1895, os irmãos John e Raymond Dennis estabelecem-se na cidade de Guildford, a 40 quilômetros de Londres, para fabricarem bicicletas. Com o advento da motorização do transporte, eles lançam seu próprio triciclo com motor de combustão alguns anos depois e, em 1901, começam a produzir automóveis, adotando o nome da família como marca.
Bicicletas também são o ponto inicial para que Walter Alexander, abra uma loja na cidade Camelon, localizada no centro da Escócia. Contudo, visionário no mundo transportes, ele compra seu primeiro ônibus, um modelo Charabanc aberto de 1913, estabelecendo serviços regulares, bem como realizando excursões e passeios.
Ambas as marcas resolvem projetar e produzir ônibus, que por muitos anos, seguiram por rotas comerciais independentes, até a década de 2000, quando se unem num único propósito de negócios, formando a Alexander Dennis. Hoje, a empresa é uma subsidiária da New Flyer Group Inc., um dos principais fabricantes de ônibus do mundo, com destaque para o seu portfólio de veículos que atende aos diversos nichos de operação.
Recentemente, a ADL, como é conhecida a fabricante, lançou sua nova geração de ônibus elétricos a baterias para o Reino Unido e Irlanda, com a apresentação dos modelos Enviro100EV (8,50 metros) e Enviro400EV (11,10 metros) com dois pavimentos. Segundo a marca, eles proporcionam uma mudança radical no desempenho e fazem parte de uma família mais ampla de ônibus de emissão zero de próxima geração.
Além do inovador desenho externo e com um acabamento interno que resulta na satisfação das viagens, os novos veículos usam baterias de íons de lítio NMC, fornecendo uma densidade energética – até 1,4 GWh -, no caso do modelo Enviro400EV.
A Voith Turbo fornece o Sistema de Acionamento Elétrico Voith (VEDS), desenvolvido especificamente para os requisitos de ônibus urbanos e interurbanos. O modelo Enviro100EV usa a variante de serviço médio do VEDS, enquanto a de maior potência é empregada no Enviro400EV para a otimização operacional.
O reposicionamento das baterias proporcionou um layout interno que favoreceu o aumento da capacidade de passageiros em torno de 19% se comparado com a versão mais antiga. Já, em termos estéticos, a área frontal de ambos os veículos foi redesenhada para promover uma melhor visão externa ao condutor, buscando mitigar a incidência de acidentes com pedestres e outros veículos. Além disso, há sensores que detectam a presença de pessoas em todas as áreas próximas aos veículos, avisando o motorista sobre possíveis ocorrências
De acordo com Alexander Dennis, outro modelo, o Enviro500EV com três eixos e dois pavimentos, está disponível para mercados urbanos internacionais e, uma versão do Enviro100EV, para outros países, está em desenvolvimento, assim como o veículo autônomo Enviro100AEV e uma variante com o teto superior aberto do Enviro400EV (turismo).
Imagens – ADL
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