A cidade de Porto Alegre terá novos ônibus elétricos em seu sistema de transporte coletivo no ano que vem. As operadoras Nortran e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC), receberão os veículos a partir de abril de 2024.
De acordo com uma das mais importantes empresas fabricantes de ônibus do mundo, a Marcopolo, o fornecimento de oito ônibus elétricos Attivi Integral para Porto Alegre consolida o seu trabalho em busca de oferecer ao mercado soluções de transportes mais sustentáveis, com a demonstração dos veículos em diversas cidades do País, entre elas Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Vitória (ES) e Angra dos Reis (RJ).
Para Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, essa é uma importante venda do Attivi Integral, que mostra que a empresa está pronta para atender o mercado brasileiro como um todo, assim como companhias internacionais, de acordo com as demandas e oportunidades. “Nesse aspecto, a Marcopolo investe R$ 50 milhões para a fabricação do modelo na planta de São Mateus, no Espírito Santo, o que amplia a capacidade produtiva da empresa”, comentou o executivo.
Totalmente desenvolvido no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, o Attivi Integral para Porto Alegre terá capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados em poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas. “Para nós é motivo de orgulho sermos responsáveis pelo desenvolvimento de um veículo eletrificado 100% brasileiro, que conta com a expertise da engenharia automotiva do país e alia a confiabilidade e segurança, que o mercado já tem na Marcopolo, aos mais modernos recursos tecnológicos”, finalizou Portolan.
A prefeitura de Porto Alegre informou que os ônibus elétricos e os carregadores serão adquiridos pelas empresas que operam o sistema, com um investimento de R$ 38 milhões, com subsídio do governo municipal, e que as linhas escolhidas priorizam rotas com 180 a 230 quilômetros de extensão para garantir a utilização total da carga das baterias.
Além do anúncio dos novos ônibus elétricos, a prefeitura ressaltou a chegada, nos últimos meses, de 108 veículos com motorização a diesel Euro VI e sistema de ar-condicionado.
Imagens – Prefeitura de Porto Alegre
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