Para BRT e corredores, a Mercedes-Benz tem um produto adequado à demanda

Fabricante de chassis para ônibus tem a disposição os seus O 500 UA (articulado) e O 500 UDA (superarticulado) com tecnologia BlueTec 6 que asseguram robustez, eficiência operacional e baixo índice de emissões

Ônibus urbanos de maior porte podem ser a solução para os problemas de mobilidade nas médias e grandes cidades brasileiras, se inserindo dentro do conceito de prioridade operacional alcançada por meio de infraestrutura viária específica. Para a marca Mercedes-Benz, os sistemas de corredores e faixas exclusivas podem contar com dois modelos de chassis de ônibus, com piso baixo ou alto para grande volume de passageiros – O 500 UA 2938 6×2 (articulado) e O 500 UDA 3738 8×2 (superarticulado). Segundo ela, esses dois veículos oferecem total acessibilidade em nível baixo da via, tanto à direita junto à calçada, quanto à esquerda nos pontos centrais das avenidas, e, ainda, em plataforma.

Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, destacou que a tecnologia BlueTec 6, presente nos novos motores de seus veículos, traz uma contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente, benefícios especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que podem desfrutar de um ar mais limpo. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável, em sintonia com os pilares ESG da Empresa”, afirmou ele.

O articulado O 500 UA pode receber carroçarias de até 18,6 metros de comprimento, para até 135 passageiros, sendo até 38 assentos, conforme a configuração interna do ônibus. Já o superarticulado O 500 UDA está apto para carroçarias de 23 metros, para 175 passageiros e 57 assentos.

Segundo a fabricante, seus dois modelos são equipados com o motor OM 460 LA de 381 cv de potência a 1.600 rpm e 1.900 Nm de torque a 1.100 rpm, assegurando acentuada diminuição das emissões de poluentes – 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP) em relação aos motores Proconve P7 (Euro 5). Além disso, os chassis podem ter duas opções de caixas automáticas – ZF Ecolife de 6 marchas, com retarder incorporado (série para UA e opcional para UDA) e Voith Diwa 6 de 4 marchas, também com retarder incorporado (série para UDA e opcional para UA).

“Pensando nas pessoas e na sociedade, nossas equipes sempre olham com muita atenção para a mobilidade, o meio ambiente e a qualidade de vida. Dessa forma, sempre trazemos novas soluções eficientes e confiáveis para o transporte de passageiros. Estes são os casos dos nossos chassis de ônibus articulados, soluções ideais para transporte de massa e mobilidade urbana, condições típicas de grandes cidades no País”, explicou Walter Barbosa.

Imagem – Divulgação

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