Com um ideal de, também, liderar a corrida da tração elétrica para os ônibus, fato que já é visível no mercado de veículos com motores de combustão interna, a Mercedes-Benz do Brasil reforça a sua estratégia comercial que objetiva alcançar o melhor da eletrificação do transporte coletivo urbano ao oferecer os modelos de chassis com alto nível de qualidade que resultem no otimizado custo-benefício aos operadores e num melhor ambiente para as cidades.
A fabricante aproveitou a feira Lat.Bus 2024 para reforçar seu conceito que traz o melhor dos modelos com tração elétrica. Após ter colocado no mercado brasileiro o seu chassi eO500U, para carroçarias com 13,20 metros de comprimento, a marca fez a avant-première do seu mais novo modelo, o eO500UA, o ônibus elétrico articulado, para atender o segmento de alta demanda de passageiros em médias e grandes cidades.
O novo chassi será testado no Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis (SP) e, também, é desenvolvido na Daimler Buses na Alemanha. Com mais essa novidade, a marca expande o leque de soluções de eletromobilidade para o País e a América Latina. Manuel Marinho, diretor-executivo da Mobil Brasil, operadora paulistana, disse que a empresa adquiriu oito unidades do eO500U e que esses veículos vêm demonstrando um desempenho satisfatório, com plena aceitação dos passageiros e dos motoristas. “Eles entregam um torque que facilita a sua operação em vias com rampas. Com o apoio da Mercedes-Benz vamos continuar com o nosso compromisso com o conceito do ESG. Além disso, contamos com o suporte técnico da fábrica quanto aos problemas que venham surgir em nossas operações com os elétricos”, afirmou.
Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, disse que as entregas do eO500UA ocorrerão a partir de 2026, mas todos os clientes interessados já podem procurar a fabricante, pois ela já está preparada para ajudá-los a adotar o eO500U e, também, o articulado em suas frotas. “Sem dúvidas, os operadores de transportes somente investirão em veículos elétricos a bateria para cidades se puderem ser operados de forma tão viável como os veículos a diesel. É um papel social importante fazer essa conta fechar em prol do meio ambiente e em prol de todos”, reforçou Barbosa.
Em linhas técnicas, o chassi articulado utiliza tecnologia de baterias NMC3 de última geração, com autonomia para, até, 300 km, dependendo do tipo de operação, com capacidade para transportar 120 passageiros. Seu motor central lhe entrega 320 kW de potência contínua, além de ter uma transmissão com três marchas, fato que vem facilitar e otimizar a sua operação.
Um protótipo do eO500UA vem sendo submetido a exigentes testes por parceiros da Daimler Buses na Alemanha e Finlândia, visando a validação de sistemas de frenagem e de segurança.
E o interesse pelo modelo, durante a Lat.Bus foi grande, gerando muita conversa entre operadores e a fabricante Mercedes-Benz, o que poderá gerar bons negócios no futuro, a depender do cenário eleitoral em muitas cidades e do próprio planejamento urbano com vista a ambientes mais limpos por meio de um transporte coletivo racionalizado e sustentável.
Imagens – Divulgação
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