Londrina investe em novo gerenciamento de seu transporte

Cidade paranaense inaugurou o seu moderno Centro de Inteligência Operacional (Ciop), dando início à utilização do Sistema de Transporte Inteligente (ITS, na sigla em inglês), classe mundial, com tecnologia e inovação para garantir regularidade, pontualidade e frequência na prestação do serviço e, assim, oferecer previsibilidade e qualidade aos passageiros

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), de Londrina, investiu na instalação de um moderno centro de gerenciamento do transporte coletivo local. Instalado no prédio da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), ele abriga as equipes especializadas da CMTU e das concessionárias TCGL e Londrisul, responsáveis por planejar, gerenciar, controlar e executar a operação do serviço de transporte público coletivo do Município.

Chamado de Ciop, ele dispõe de um amplo espaço com videowall, cujas telas digitais exibem, em tempo real, as informações de gestão e de operação extraídas do sistema ITS, com a apresentação dos dados que, no entanto, integra apenas uma das etapas de utilização dessa tecnologia.

De acordo com a CMTU, para que o objetivo principal das ferramentas seja alcançado, são exigidos indicadores de performance que garantem a confiabilidade do serviço, sendo necessário um intenso trabalho de planejamento em ambiente de software. É nessa fase que a CMTU prepara a rede de transporte coletivo, projetando e traçando as linhas de ônibus, identificando locais de embarque e desembarque,

estabelecendo pontos de controle de passagem, definindo tempos de viagem e as tabelas horárias. Todas essas informações são disponibilizadas, por meio de sistema, às empresas TCGL e Londrisul para atribuição de veículos e motoristas.

Dessa maneira, é possível identificar episódios, como atrasos, adiantamentos, desvios dos ônibus, bem como o registro de outros eventos em desacordo com o que foi previamente estabelecido, que, por meio de alertas, possibilita que o time de gestão e controle possa intervir na operação em tempo real, acionando os motoristas ou os fiscais nos terminais de integração – munidos de tablets – para solucionar os incidentes identificados.

Wilson de Jesus, diretor de transportes da CMTU, disse que é preciso diferenciar o ITS classe mundial de um sistema de rastreamento. “O ITS classe mundial utiliza o que há de melhor para gestão do serviço de transporte coletivo, desde o planejamento até a sua execução, com a possibilidade de intervenção, em tempo real, na operação. Os sistemas de rastreamento, por outro lado, se limitam ao simples monitoramento da localização dos ônibus. Inovação e inteligência diferem o CiOp dos CCO’s de rastreamento”, explicou.

Para os passageiros, vantagens que podem otimizar os seus deslocamentos, pois com as ferramentas haverá melhoria na experiência deles, com economia de tempo e planejamento das viagens. Com a implantação destes sistemas será disponibilizado aos usuários um serviço de informações em tempo real, composto por painéis e sistema de áudio nos terminais, avisos de próxima parada durante os deslocamentos nos ônibus e, também, por meio da plataforma MOV BusTime.

Imagens – Divulgação

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