Transporte paulistano confia nos ônibus elétricos da Mercedes-Benz

Fabricante negocia com três operadores para o fornecimento de 100 unidades de seu chassi eO500U

A Sambaíba Transportes Urbanos, Viação Santa Brígida e Viação Gato Preto escolheram a Mercedes-Benz para os seus respectivos processos de eletrificação de suas frotas de ônibus, em função da qualidade tecnológica imprimida pela fabricante, com vasta experiência na produção de chassis no Brasil.

E a escolha recaiu sobre o modelo eO500U, totalizando 100 unidades, 95 para a Sambaíba, três para a Santa Brígida e outros dois chassis para a Gato Preto, operadoras de longa tradição no sistema de transporte coletivo da capital paulista. O respectivo chassi tem a versão Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros, com autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País, segundo destaca a Mercedes-Benz e, também, a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

Curt Axthelm, gerente Sênior de Marketing e Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, disse que o eO500U é uma solução que reforça o compromisso da empresa em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. “É, também, um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, comentou.

E, segundo ele, o chassi traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. “O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens”, explicou Curt.

A Mercedes informa que o sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa e a nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

Walter Barbosa

Outro detalhe é que a fabricante ressalta que seu chassi de ônibus elétrico representa um novo passo na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. Sua gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. “Essa expressiva venda reafirma, mais uma vez, o êxito do nosso ônibus elétrico no mercado brasileiro, que foi totalmente desenvolvido no País e que vem sendo fabricado na Linha de Produção 4.0 da planta da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam, com previsão de superar as 200 unidades até o final de 2024. Além disso, temos a expectativa de iniciar testes em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória ainda neste segundo semestre. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano das grandes capitais”, disse Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Imagens – Divulgação

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