Investimentos em corredores sustentáveis

No Rio de Janeiro, iniciativa visa ampliar a frota de veículos pesados abastecidos com gás natural

A Naturgy, distribuidora de gás natural do estado do Rio de Janeiro, anunciou investimentos na ordem de R$ 300 milhões em infraestrutura para atender ao projeto dos Corredores Sustentáveis. Com isso, caminhões e ônibus poderão ser abastecidos com GNV (gás natural) onde trafegarão entre os estados da região Sudeste, emitindo menos gases poluentes e de efeito estufa e, também, gerando menos poluição sonora.

O primeiro corredor foi implantado na Rodovia Dutra sendo que a Rodovia Washington Luís, também, já conta com postos adaptados. Atualmente, já são 11 postos nas duas rodovias. Com a conversão dos veículos pesados, a expectativa é aumentar ainda mais a demanda por GNV no estado do Rio, que é o maior consumidor do combustível no país. “A expectativa é que outras rodovias que ligam o Rio de Janeiro aos estados de São Paulo (BR 101 / Rio – Santos), Minas Gerais (BR 040) e Espírito Santo (BR 101 / Rio – Vitória) também tenham novos postos adaptados. Está no planejamento ainda o abastecimento de rodovias estaduais com grande circulação de caminhões, como RJ 104, RJ 106, RJ 124, entre outras. Existem mais de 100 postos de combustíveis nestas rodovias. No nosso mapeamento inicial, identificamos que mais de 30 postos já teriam as condições mínimas para abastecimento de veículos pesados”, disse Giselia Pontes, diretora comercial da Naturgy.

De acordo com a Naturgy, ao ampliar o mercado para atender a frota pesada, além do desenvolvimento econômico, o estado contribui para uma solução mais sustentável no transporte de cargas e de passageiros, pois a substituição do diesel pelo gás natural representa redução de emissão de CO2 em torno de 20%, além de diminuição de mais de 90% de material particulado (fumaça preta), contribuindo para a melhora da qualidade do ar e consequentemente para a saúde das pessoas.

E, segundo informações fornecidas pela empresa, entre as características para atender aos veículos pesados, os estabelecimentos precisam contar com área de manobra e testeira com altura mínima de 6 metros. Além disso, é necessário adaptar o sistema para alta vazão ou investir em novo sistema de abastecimento. Postos que ainda não abastecem a GNV podem solicitar análise de viabilidade para ligação no site da Naturgy.

Giselia Pontes lembrou que, considerando apenas a frota de ônibus intermunicipais, há possibilidade de adaptar até 6 mil ônibus com a motorização a gás. “Inicialmente, os ônibus das duas linhas do projeto-piloto serão abastecidos em postos de combustíveis já adaptados para frota pesada. Ainda não existem garagens abastecidas com GNV, mas isto é totalmente possível. Com o sucesso do projeto e futura compra de mais ônibus movidos a GNV para circulação diária nas linhas municipais ou intermunicipais, a Naturgy poderá abastecer garagens que já estejam sobre a rede de gás ou ainda levar infraestrutura de rede até as mais distantes”, explicou.

Imagem – Divulgação

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