Subestimado frente ao ônibus elétrico com baterias e às decisões governamentais que não o enxergam como exemplo de eficiência operacional e ambiental, o trólebus é uma versão com tração limpa que sobrevive no decorrer do tempo em muitas localidades urbanas pelo mundo. O mais recente exemplo disso pode ser visto na cidade canadense de Vancouver.
A operadora local, Translink, optou por manter a tradição do veículo em meio ao transporte coletivo da respectiva cidade, ao encomendar à fabricante polonesa, Solaris Bus & Coach, uma das referências mundiais na produção de ônibus com propulsão limpa, 102 unidades do modelo Urbino trólebus com 12 metros.
As primeiras entregas, conforme o acordo, estão programadas para 2026, terminando em 2027. Até o momento, a Solaris entregou mais de 5.500 veículos de emissão zero, incluindo ônibus elétricos a bateria, ônibus a hidrogênio e trólebus operando em mais de 30 países. A Solaris é líder no mercado europeu de trólebus, detendo mais de 60% do mercado em 2024.
As negociações com a cidade Vancouver incluem, ainda, a opção para mais 201 unidades da mesma versão do ônibus, bem como 204 trólebus articulados, de 18 metros. “Este acordo representa um marco significativo para a Solaris e é um testemunho do nosso compromisso para se tornar o principal fornecedor de ônibus de emissão zero na América do Norte. Somos gratos à TransLink por sua confiança em nossos produtos. A Solaris é líder europeia indiscutível em trólebus e este novo pedido, com opções, tem potencial para se tornar o maior na história marca”, disse Javier Iriarte, CEO da Solaris Bus & Coach
Imagem – Divulgação
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