Para a segurança delas

Na cidade de Sorocaba, o cuidado com as mulheres nos pontos de ônibus

A Concessionária BRT Sorocaba lançou, recentemente, o projeto a “Parada Amiga”, um ponto dedicado ao acompanhamento de passageiras após às 19 horas. De acordo com a operação do sistema de transporte coletivo da cidade paulista, trata-se de uma ferramenta de assistência que visa trazer mais tranquilidade ao público feminino enquanto aguarda a chegada do ônibus.

O conceito foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da BRT, utilizando câmeras de monitoramento para observar os pontos de ônibus do circuito BRT, identificando automaticamente situações de vulnerabilidade. O funcionamento da solução fica disponível todos os dias das 19h às 00h30.

No total, serão 25 pontos monitorados, sendo 5 deles com o atendimento remoto da “Parada Amiga” e o restante com o monitoramento da inteligência artificial. A primeira parada está localizada na Avenida Dr. Armando Pannunzio, 26, próximo à Praça Oxford, e até o final do mês as demais paradas serão ativadas. Segundo informações, se uma passageira estiver sozinha no ponto, o sistema “Parada Amiga” é ativado projetando a imagem de um operador na tela da parada e estabelecendo uma comunicação visual e sonora.  Por meio de uma rede de fibra óptica de alta performance, o operador consegue realizar um acompanhamento em tempo real, oferecendo apoio e tranquilidade até o momento do embarque. “Nosso desejo é que as mulheres utilizem o ônibus sabendo que dedicamos a elas uma atenção especial de cuidado e solidariedade, reforçando assim o nosso apoio para uma mobilidade urbana mais zelosa. As câmeras instaladas nas paradas realizam a vigilância em tempo real, enviando dados para o Centro de Controle Operacional (CCO), e isso contribui muito para que elas se sintam mais acolhidas enquanto estão no ponto. Com a tecnologia adotada, em situações de vulnerabilidade, podemos auxiliar com ações imediatas. Nossa atenção com elas é diária e, neste mês das mulheres, reforçamos o nosso compromisso”, ressaltou Ramon Alcaraz, projetista do Sistema Inteligente de Transporte (ITS).

Ainda, conforme disse ele, o CCO verá todas as movimentações e como há um sistema inteligente será possível cruzar dados rapidamente, em operação amplamente monitorada.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *