Em 1975, uma fusão de cinco grandes fabricantes europeias de veículos industriais – Fiat Veicoli Industriali (que incluía Officine Meccaniche e Lancia Veicoli Speciali), Unic e Magirus-Deutz -, deu início à marca Iveco. Com um nome que logo se transformou em referência no mercado europeu de caminhões e ônibus, a Iveco foi uma das responsáveis por dar ao segmento do transporte novos conceitos que impactaram o modelo de transporte de carga e passageiros durante as cinco décadas de história.
No setor de ônibus, a Iveco projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos que atendem as necessidades de empresas de transporte privado e autoridades de transporte público em todo o mundo. Entre 1991 e 1999, a fabricante estabeleceu alianças estratégicas com empresas líderes no setor de fabricação de ônibus, fundindo suas operações com a RENAULT V.I., criando a joint venture IRISBUS, que se tornou o segundo maior fabricante da Europa. Em 2003, a empresa adquiriu a totalidade da IRISBUS. Dez anos depois, recebeu um novo nome, ficando conhecida como Iveco Bus, uma marca dedicada ao transporte de passageiros.
Com mais de 25 anos de experiência e liderança em promover um transporte limpo, desenvolvendo veículos tracionados com fontes alternativas de energia, a marca oferece, globalmente, uma linha multienergética – biocombustíveis, gás natural, hidrogênio e veículos elétricos –, com soluções personalizadas para todas as operações e as necessidades específicas de cada região.
A presença mundial da marca se dá por suas sete fábricas – Sete Lagoas, no Brasil, Córdoba, na Argentina, Annonay e Rorthais, na França, Vysoké Myto, na República Tcheca, Brescia e Foggia, na Itália –, além de três centros de Pesquisa e Desenvolvimento e uma extensa rede de concessionários, com mais 1.000 pontos de serviço. Sua gama de veículos vai de modelos escolares e urbanos a veículos rodoviários e de fretamento.
No Brasil, a Iveco Bus chegou em 2014, guiada por um caminho de confiança com os clientes, com portfólio de produtos e soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis. Hoje, ela é líder no fornecimento de ônibus escolares da atual edição do Programa Caminho da Escola, com 7.100 unidades habilitadas.
Seu compromisso em impulsionar mudanças orientou cada passo de sua trajetória, incentivando-o a inovar e antecipar as necessidades dos clientes. A marca se beneficia de um rico legado de conquistas técnicas notáveis que moldaram a história dos veículos de transporte de passageiros. Entre essas conquistas estão:
- O desenvolvimento de ônibus “bi-mode”, que combina os benefícios ambientais da tração elétrica com a flexibilidade e a autonomia de um motor térmico, foi iniciado na década de 1980 pela Iveco, com seu modelo bi-mode derivado do ônibus IVECO 471.
- Como pioneira em energias alternativas, a Iveco introduziu os primeiros ônibus a gás natural em 1998 com o CityClass CNG, que seguiu o modelo urbano Iveco 490 TurboCity UR Green.
- Em 2003, na UITP em Madri, a Iveco-IRISBUS foi a primeira fabricante a apresentar um ônibus urbano a hidrogênio com o City Class Fuel Cell. Um modelo foi utilizado durante os XX Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, em 2006, e os IX Jogos Paralímpicos de Inverno.
- A linha CROSSWAY, lançada em 2006, rapidamente se tornou referência no segmento intercity, com mais de 65.000 unidades produzidas. Projetado para transporte urbano, intermunicipal e escolar, e disponíveis em todas as opções de energia, o modelo é fabricado em Vysoké Mýto (República Tcheca).
- No Brasil, o CityClass, em 2009, inseriu a Iveco no mercado de ônibus local. Inicialmente destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), era montado sobre o chassi Scudato 70C16, com flexibilidade e dimensões compactas que o tornaram referência em transporte escolar.
- Em 2010, a fabricante introduziu novos ônibus híbridos diesel-elétricos: o IRISBUS Citelis e o HEULIEZ Access’Bus GX 327 e 427. Lançados na European Mobility Exhibition, em Paris, nas versões padrão e articulada, ofereceram economias significativas de combustível em comparação com seus equivalentes a diesel, sendo premiados com “Troféus de Inovação” na categoria “Energia-Ambiente”.
- Em 2013, a Iveco Bus lançou o URBANWAY, primeiro ônibus urbano da marca a receber um motor Euro VI. Está disponível em todas as versões de energia: GNV e híbrido, incluindo trolleybus, bem como versões de alto desempenho, chamadas de CREALIS.
- O ano de 2014 marca a chegada da Iveco Bus no Brasil, com o chassi 170S28, voltado a um dos principais segmentos para ônibus no país. Lançado na Fetransrio, no Rio de Janeiro, o modelo de 17 toneladas de PBT era oferecido nas aplicações Urbano e Fretamento, reunindo robustez, alta capacidade e uma das maiores potências do segmento.
- A marca iniciou sua jornada totalmente elétrica em 2015 com o lançamento do HEULIEZ GX 337 ELEC, comercializado como IVECO E-WAY fora da França. Desde então, a linha elétrica cresceu com a nova geração do E-WAY, o modelo a hidrogênio E-WAY H2, os elétricos CROSSWAY Low Entry ELEC e CROSSWAY ELEC, juntamente com o eDaily Minibus. A oferta é complementada pela divisão Energy Mobility Solutions, que apoia a operação de frotas elétricas, para clientes públicos e privados.
- Na Lat.Bus 2024, a Iveco Bus apresentou um aumento de portfólio para a América Latina, com novas versões do Daily Minibus, os chassis BUS 17-280 Suspensão Pneumática e BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano, e o conceito elétrico 17 E-BEV, com piso normal e suspensão metálica. O crescimento reflete a capacidade da marca em fornecer soluções que respeitam as preferências de clientes e sistemas operacionais da região.
- Fonte Iveco
Sucesso brasileiro. Ônibus Iveco para o Programa Caminho da Escola
Imagens – Divulgação
0 comentários