Impulso ao gás

Distribuidora de gás natural e fabricante de chassis firmam acordo para incentivar o uso do gás natural no transporte mineiro

Recentemente, uma parceria foi firmada para a promoção do uso do Gás Natural Veicular (GNV) e do biometano no segmento de transporte de cargas e passageiros no estado de Minas Gerais. A proposta é reforçar os esforços da Iveco e Gasmig na promoção da descarbonização, visando o desenvolvimento de ações conjuntas com o objetivo de ampliar a frota de veículos movidos 100% a GNV e biometano.

A distribuidora tem investido fortemente no projeto “Corredores de GNV”, que busca o desenvolvimento da infraestrutura de abastecimento por todo o estado. Já para a IVECO, a iniciativa está plenamente alinhada ao seu projeto “Alternative Power”, por meio do qual a montadora tem desenvolvido uma linha de veículos movidos a fontes alternativas de energia, atendendo todos os segmentos do transporte e impulsionando a transição para soluções mais limpas e eficientes.

O presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, disse que por meio do programa ‘Corredores GNV’ a empresa está empenhada em construir no estado a melhor infraestrutura de gás no País. “O principal objetivo é garantir, ao menos, um posto GNV a cada 400 km de distância nas principais rodovias que ligam Minas Gerais ao Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Bahia, permitindo o alcance de regiões estratégicas. A parceria com a Iveco, uma empresa genuinamente mineira, nos enche de orgulho. Temos certeza de que nossas ações conjuntas demonstrarão todo o potencial do transporte a gás para o segmento”, afirmou.

BH já conta com ônibus a gás

O transporte coletivo da capital mineira tem um micro-ônibus que pode ser abastecido com gás natural ou biometano em operação em quatro rotas diferentes do sistema de Transporte Suplementar, para demonstrar toda a sua versatilidade.

Por intermédio da Operação Assistida, o veículo passa, entre os meses de abril e maio, por uma avaliação para tomadas de decisão e acompanhamento de todos os dados de operação. “Belo Horizonte avança na modernização do transporte coletivo e na busca por tecnologias que tragam ao passageiro viagens mais sustentáveis e confortáveis”, disse o superintendente de Mobilidade, Rafael Murta.

Para o presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, a utilização de GNV no transporte de passageiros reforça o compromisso da Companhia com inovação e sustentabilidade. “O gás natural representa uma solução viável e essencial para a descarbonização da mobilidade urbana. Essa alternativa não apenas reduz significativamente as emissões de carbono, mas também contribui para um ambiente mais limpo, promovendo um futuro sustentável para as cidades”, ressalta.

Micro-ônibus a gás natural/biometano da parceria entre Agrale e Volare

O micro-ônibus em questão é um modelo Volare Fly 10 sobre chassi MA 11.0 da Agrale. O diretor comercial e de marketing da fabricante do chassi, Edson Ares Sixto Martins, comentou que a empresa investe no desenvolvimento na tecnologia para veículos movidos a gás desde 2001, ano que iniciou o projeto do primeiro micro-ônibus movido a GNV desenvolvido e fabricado no Brasil.

Segundo o executivo, diversas cidades no Brasil estão muito interessadas no uso dos veículos da marca movidos 100% a GNV/Biometano para o transporte público de passageiros, coleta de resíduos e transporte de cargas, como forma de propulsão alternativa ao combustível fóssil. “Acreditamos que o chassi MA 11.0 100% GNV/Biometano da Agrale, atualmente em ritmo de produção crescente, será o modelo de ônibus que derrubará duas importantes barreiras existentes no longo processo de “desfossilização” dos combustíveis nas grandes capitais brasileiras: viabilizar a logística de abastecimento das frotas e o aumento rápido da produção do biometano nos aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto das grandes cidades. Por exemplo, Belo Horizonte percebeu isso e, com o grande apoio da GASMIG, essa mudança de paradigma tem tudo para acontecer rapidamente na capital mineira e nas demais, onde já estamos trabalhando. Mas isso não se resume só as capitais. Juiz de Fora e Guarulhos também estão com estudos avançadas nesse sentido”, salientou Martins.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *