Marco histórico com o hidrogênio

Com uma autonomia que pode alcançar 1.000 km, um ônibus rodoviário da Irizar foi avaliado entre as cidades de Ormaiztegi (Gipuzkoa) e Briançon (Alpes franceses)

O modelo Irizar i6S Efficient Hydrogen completou com sucesso uma viagem de ida e volta entre as cidades de Ormaiztegi, sede da fabricante espanhola de ônibus, e Briançon, nos Alpes franceses. A distância total do percurso foi de 2.500 km, nos quais atravessou várias cidades dos Pirenéus e da Provença, antes de chegar aos Alpes franceses, nos quais superou um aclive de mais de 1.400 metros. Com este teste, a Irizar alcançou a maior distância percorrida por um ônibus a hidrogênio na Europa, considerado um marco histórico na mobilidade sustentável do futuro.

De acordo com a Irizar, nesse trajeto ela testou a velocidade de reabastecimento de hidrogênio em diferentes localidades (Toulouse, Marselha), onde foi possível abastecimentos completos em menos de 20 minutos, com pressões de 350 e 700 bar. Com esta demonstração, a Irizar está na vanguarda da tecnologia e no seu compromisso com a mobilidade inteligente, conectada, zero emissões e multitecnológica.

Em sua viagem, o ônibus foi apresentado a diferentes instituições da região francesa dos Alpes-Provence-Côte d’Azur, gerando grande interesse e entusiasmo pelas possibilidades oferecidas por esta tecnologia inovadora. Para a fabricante espanhola, o evento foi um passo crucial para mostrar o potencial do hidrogênio como uma alternativa viável e sustentável aos combustíveis fósseis tradicionais. “Estamos extremamente orgulhosos desta conquista. Este marco não só reforça a nossa posição como pioneiros na mobilidade sustentável, como também abre novas oportunidades para a adoção de tecnologias limpas em toda a Europa”, destacou Javier Goikoetxea, diretor de Exportação da Irizar.

Modelo de ônibus com inovada tecnologia de tração

O ônibus Irizar i6S Efficient Hydrogen tem tração fornecida por um motor elétrico de 510 cavalos de potência integrada à uma caixa de câmbio de três marchas. Segundo a empresa espanhola, com os tempos de reduzidos de abastecimento, os transportadores poderão manter suas operações ideais e flexíveis, continuando com suas rotas e horários habituais.

Imagens – Divulgação/Irizar

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *