A capital colombiana, Bogotá, contará com 101 ônibus elétricos adicionais a partir do primeiro semestre de 2026 graças à renovação da frota realizada pelo sistema TRANSMILENIO S.A. integrado com as operadoras concessionárias em cumprimento à vida útil dos veículos. De acordo com a direção do sistema, com a chegada da nova frota será possível maximizar os benefícios da nova infraestrutura de corredores exclusivos da cidade, como os troncais da Av. Ciudad de Cali e da Av. Carrera 68, que serão entregues gradualmente entre os anos de 2025 e 2027.
A TRANSMILENIO informou que a implantação do Sistema Integrado de Transportes, que hoje atende mais de 4 milhões de usuários, tem sido progressiva. Tudo começou em 18 de dezembro de 2000, com Fase I, seguida pela Fase II em novembro de 2003, por intermédio das trocais Calle 13, Avenida Américas e NQS. A Fase III começou em 2012, na qual, pela primeira vez, ônibus biarticulados e Padron Dual (operação mista) começaram a operar.
Dos 101 novos ônibus elétricos (que se juntarão às 1.486 em operação), 25 serão da versão articulada, com a configuração Dual para serem operados, tanto nos corredores exclusivos, como em vias mistas. Além desses veículos, outros 68 “busetones” (categoria Midi) e 8 ônibus Padron fazem parte do pacote de renovação.
A nova frota será mais acessível e inclusiva, pois terá espaço para cadeiras de rodas, cão-guia e poltronas para pessoas especiais, além de câmeras, sensores de peso e portas USB, bem como a implementação de ferramentas ITS (Intelligent Transportation Systems). Um sistema de telemetria, para monitoramento constante dos parâmetros técnicos do veículo, além de sensores de detecção de furos TPMS e o recurso ADAS para assistência à condução. A capacidade total de passageiros da versão articulada é de 160 passageiros e as baterias serão dimensionadas para atender a um alcance de pelo menos 280 quilômetros.
A empresa concessionária, ETIB, por meio de um grupo técnico especializado, irá selecionar os veículos adequados para a operação, sempre levando em consideração as especificações da TRANSMILENIO. Quanto ao investimento nessa nova frota, o próprio operadora será responsável por ele.
Outro destaque é que o número de mulheres motoristas na Fase III será aumentado gradualmente, com uma participação mínima de 10% no volume total de funcionários nessa função, ao final da concessão. “Isso faz parte do nosso compromisso de melhorar de forma abrangente a experiência dos usuários do sistema, com tecnologias e tipologias de veículos cada vez melhores que se adaptam às novas necessidades da cidade, aumentando a acessibilidade e a inclusão, reduzindo nosso impacto ambiental e ratificando a liderança de Bogotá no transporte público, sempre inovando para melhorar o serviço”, disse María Fernanda Ortiz, gerente-geral da TRANSMILENIO S.A.
Imagem – Acervo Revista AutoBus
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